Feira de artesanato é uma das atrações principais do Natal Mundo dos Sonhos de Aparecida

Por Ruslayra Peixoto

4 de dezembro de 2018

Por Ruslayra Peixoto

4 de dezembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Uma das atrações da 5ª edição do Natal Mundo dos Sonhos é a Feira Natalina de Artesanato. Os produtos estão expostos no hall do Aparecida Shopping até o dia 22 de dezembro. Mais de 100 itens diferenciados feitos à mão por artesãos locais estão dispostos em 10 barracas e são um opção diferenciada de presentes de Natal, carregando um valor mais que especial.

O superintendente de Turismo e Relações Internacionais da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Guido Marco destacou que a programação deste ano está recheada. “O mês de dezembro mal começou e temos diversas programações para os moradores e para aqueles que visitam a cidade de Aparecida. E a Feira de Artesanato é uma das principais atrações”, comentou ele.

A expectativa do organizador do Natal Mundo dos Sonhos é de que mais de 80 mil pessoas percorram todas as atrações montadas em várias partes da cidade neste ano. “No ano passado cerca de 50 mil pessoas passaram pelas nossas programações, a expectativa para esse ano é que 80 mil pessoas possam compartilhar do natal conosco”, enfatizou.

Debora Pereira é tesoureira da Associação dos Artesãos do Município de Aparecida de Goiânia e contou da felicidade com o resultado que a feira tem gerado. “O trabalho do artesão é pouco conhecido na nossa cidade e poder expor nossos trabalhos em um local por onde circulam tantas pessoas é gratificante. E a expectativa de venda é alta. Separei cerca de 10 peças para serem comercializadas por dia até o final da exposição e meu estoque já está quase acabando”, vibrou a artesã que fabrica seus produtos em casa.

As barracas da Feira de Artesanato estão no primeiro andar do Aparecida Shopping e chamam a atenção de todos que passam pelo local. Deusilene da Rocha que é cuidadora de idosos descobriu a feira enquanto passeava no shopping e já garantiu o presente de natal. “Eu amo artesanato. Não existe trabalho mais cuidadoso do que esse, até mesmo porque é tudo feito a mão com muito carinho. Eu já escolhi o presente que vou me dar de natal,” brincou.

E quem produziu o presente escolhido pela cuidadora foi a artesão Luizia da Silva. Ela atua na área há oito anos e conta que toda a produção é confeccionada no CEU das Artes do setor Cidade Vera Cruz. A artesã contou as mudanças que o trabalho manual trouxe para a sua vida. “Eu costumo dizer para as pessoas que o artesanato é um psicologo, só que mais barato e é hoje o que me dá alegria e força para viver. Eu amo passar horas fazendo objetos tão lindos e colocar um pouco de mim em cada um deles. Assim, todas as pessoas que levarem para casa, estarão levando um pedacinho de mim também”.

Natal de Luzes – O lançamento oficial do projeto com acionamento das luzes será neste sábado, 08 de dezembro, a partir das 19h, no Parque da Família, no Setor Village Garavelo. Pela primeira vez na história, Aparecida terá um túnel de luzes, que está sendo instalado na Avenida Independência no setor Village Garavelo. Serão mais de nove mil metros de mangueiras de LED que iluminarão a via ao lado do Parque da Família.

O parque também receberá uma decoração especial com muitas luzes e árvores e bonecos feitos com garrafas pet. Os postes de energia das principais avenidas receberam enfeites luminosos com diferentes figuras natalinas. De acordo com o superintendente de Turismo e Relações Internacionais de Aparecida de Goiânia, Guido Marco Brum o objetivo do Natal Mundo dos Sonhos é proporcionar aos moradores e visitantes um momento de lazer e encantamento com todas as luzes e a decoração especial nos parques e praças, integrando as famílias.

“Nós queremos encantar a todos que passarem pelas nossas ruas e praças com nossa iluminação especial de Natal, que estará de encher os olhos de todos, desde as crianças até os mais idosos. Aparecida nunca viu tantas luzes nesta época que é um período de renovação, integração entre a família e amigos e também de perdão e esperança de dias melhoras”, sublinhou o superintendente.

Confira a programação da 5ª edição do Natal, Mundo dos Sonhos:

01 a 22/12 – Feira Natalina de Artesanato, das 10h às 22h, no Aparecida Shopping

08/12 – Abertura oficial com o acionamento da iluminação natalina e do túnel de luzes na Avenida Independência

8/12 – Natal nos Bairros, às 19h, no CEU das Artes Vera Cruz

11/12 – Natal nos Bairros, às 19h, Escola Manoel Cabral da Silva – Jardim Paraíso.

12/12 – Natal nos Bairros, às 19h, Escola Municipal Jardim dos Ipês – Jardim dos Ipês.

13/12 – Desfile Natalino, às 19h, Avenida Independência – Região Central* (*a data pode sofrer alteração por conta das chuvas.

14/12 – Coro Infantil Gustav Ritter, às 19h, no Aparecida Shopping e Grupo de Choro do IFG, às 20h30.

15/12 – Coral Cantata de Natal da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, às 20h30, no Aparecida Shopping.

16/12 – Orquestra Jovem do ITEGO, às 17h30, no Aparecida Shopping

16/12 – Balé e Danças Urbanas , às 19h, no Aparecida Shopping

16/12 – Pontos Bem Dizer, às 20h, no Aparecida Shopping

17/12 – Corpo de Balé do CEU das Artes , às 19h, no Aparecida Shopping