Feira do Empreendedorismo incentiva alunos a abrirem a própria empresa

Por Thayza Marins

2 de outubro de 2019

Por Thayza Marins

2 de outubro de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

O evento faz parte da programação da 20ª edição da Prefeitura em Ação

O empreendedorismo é uma das tendências do momento que vem se destacando no mercado de trabalho. E pensando nas profissões do futuro é que a Escola Dom Fernando no Jardim Riveira, realizou a Feira do Empreendedorismo. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 2, e reuniu 480 alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da unidade.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins, prestigiou a abertura da Feira e destacou a importância dos alunos participarem de práticas que envolvem o empreendedorismo. “Esse projeto da Escola Dom Fernando é uma grande oportunidade de despertar a escolha das profissões que eles vão seguir no futuro. Além de ser uma forma de incentivar essas crianças ao protagonismo juvenil através de uma postura empreendedora”, ressaltou Veter.

De acordo com os organizadores do evento, a Feira do Empreendedorismo teve como objetivo oportunizar aos alunos a demonstração de suas habilidades, bem como toda a criatividade que possuem. “Esta ação é a culminância da matéria de estudo orientado que ensina as crianças a trabalhar o empreendedorismo e o projeto de vida. Eles receberam dinheiros fictícios porque queremos fazer com que eles compreendam o valor de cada item e saibam administrar as finanças”, explicou a diretora pedagógica Miriam Maria.

Um fator importante presenciado na Feira foi a socialização entre todas as turmas envolvidas nas atividades práticas, onde cada uma apresentou o seu trabalho de forma inovadora. “Foi muito bom fazer esse trabalho, com ajuda do meu grupo eu me desempenhei bastante. Cada um trouxe uma coisa, salgados, copos, sucos e refrigerantes para nossa empresa funcionar”, disse Ariel Ferreira, 11, que está no 6º ano que fez um projeto de venda de salgadinhos.

A Feira do Empreendedorismo faz parte da nova grade curricular do ensino fundamental das escolas públicas e está dentro da disciplina de Estudo Orientado que consiste no ensino de práticas para a montagem de uma empresa e consequentemente a exposição e venda da mercadoria.

“Cada turma criou a sua empresa com alvará de funcionamento, tudo dentro da lei e venderam seus produtos. Estamos trabalhando com os alunos a questão do empreendedorismo e responsabilidades, aonde eles trabalham primeiro o seu eu e depois fazemos todo um processo de entender o valor do empreendedorismo em Aparecida e no Brasil”, informou a professora e organizadora da feira, Eunice Aparecida.

A ação foi aberta ao público e os pais dos alunos participaram ativamente de cada passo da atividade. “Minha filha está no 9º ano e ajudei na finalização de seu trabalho, fizemos juntas as comidas e cortamos o dinheiro falso que serviu como troco. Essa feira os ensina a economizar e a verem um futuro diferente, isso abre até a mente para a escolha da profissão”, comentou Nilza de Oliveira, mãe da Geovana que está no 9º ano.

20ª edição do Prefeitura em Ação

A atividade da Escola Dom Fernando está dentro da programação da 20ª edição da Prefeitura em Ação. Durante toda a semana os moradores do Jardim Riviera e região estão recebendo serviços diretos de infraestrutura, trânsito, desenvolvimento urbano e de combate à dengue. E na sexta-feira e no sábado, a Prefeitura entra em ação com os atendimentos diretos aos moradores na Escola Dom Fernando, das 8h às 14h, que está localizada na Rua Tesourinha, quadra 23, lote Área 2, no Jardim Riviera.

A população será beneficiada com uma série de serviços da prefeitura como assessoria jurídica, cadastro para os programas sociais como o Bolsa Família, encaminhamento para o mercado de trabalho, emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, identidade e carteira de trabalho, atendimento odontológico e corte de cabelo.

Também serão distribuídas mudas de árvores do cerrado, confecção de fotos 3×4, consultas de oftalmologia, exames de ultrassonografia e eletrocardiograma, atividades recreativas para as crianças, dentre outros serviços. E como parte das ações realizadas dentro do projeto, na quinta-feira, 03, na Escola Dom Fernando, será realizada a entrega de certificados em homenagem aos líderes comunitários e pioneiros que ajudaram no desenvolvimento da região.

Confira a programação do 20º Prefeitura em Ação, no qual estarão envolvidos mais de 1.500 profissionais de diversas áreas.

03 de outubro, quinta-feira

18h30 | Entrega de certificados para lideranças – Escola Dom Fernando – Rua Tesourinha, quadra 23, lote Área 2, no Jardim Riviera

04 de outubro, sexta-feira

8h às 14h | Atendimentos e serviços – Escola Dom Fernando – Rua Tesourinha, quadra 23, lote Área 2, no Jardim Riviera