Festa dos 32 anos do Jardim Tiradentes começa com eventos de lazer e esportes

Por Allan David

21 de abril de 2022

Foto: Wigor Vieira

Passeio ciclístico e finais da Copa Tiradentes deram a largada da programação, que seguirá com inauguração da Praça Joaquim Ricardo Teixeira na tarde desta quinta, 21

A Prefeitura de Aparecida iniciou as comemorações do aniversário de 32 anos do setor Jardim Tiradentes, na manhã desta quinta-feira (21), com dois grandes eventos convidativos a uma vida mais saudável e à prática de esportes e atividades de lazer.

No primeiro evento do dia, a gestão municipal, junto com a Câmara dos Vereadores, reuniu cerca de 100 ciclistas num passeio ciclístico. A atividade atraiu moradores de diferentes gerações, que partiram da nova Praça Joaquim Ricardo Teixeira, na Rua 25, no Tiradentes, para uma volta de 10 quilômetros, passando também pela Vila Del Fiore e outros bairros.

Morador do Tiradentes, o servidor público Paulo Júnior foi um dos participantes do passeio. Ele disse que pratica ciclismo há quatro anos, e fez questão de incentivar o público a conhecer mais esse esporte. “Estamos praticando um esporte que é muito importante para a saúde de todos e para o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Paulo.

Crianças também acompanharam os pais e responsáveis no passeio ciclístico – Foto: Wigor Vieira

A largada do passeio ciclístico foi dada pelo prefeito Vilmar Mariano. Ele parabenizou a comunidade do Tiradentes pelos 32 anos do setor. “O Tiradentes é um bairro de superações, superou toda a devastação vivida há 32 anos [quando um forte vendaval derrubou parte das primeiras casas do setor], e a cada ano que passa acontecem coisas melhores aqui.”

Quem também incentivou os ciclistas no passeio foi o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão. Ele destacou que o setor Tiradentes tem forte potencial na área esportiva. E acrescentou sobre o evento: “É de fundamental importância para a saúde, para as crianças, para servir de exemplo para a prática de uma vida mais saudável”.

Após o passeio ciclístico, a programação seguiu pela manhã com as finais feminina e masculina da Copa Jardim Tiradentes de futebol amador, realizadas na Baixada Black. Além do prefeito Vilmar Mariano, o ex-prefeito Gustavo Mendanha também compareceu para prestigiar os atletas e parabenizar os moradores pelo aniversário do bairro.

“Estamos aqui mostrando nosso carinho com essa região, que é uma das regiões mais importantes da cidade de Aparecida”, sintetizou Gustavo ao lembrar o legado que ele e seus antecessores na Prefeitura de Aparecida deixaram para o Jardim Tiradentes.

Partidas na Baixada Black movimentaram a torcida dos moradores do Tiradentes – Foto: Wigor Vieira

O público da Baixada Black assistiu a duas partidas bastante disputadas. As atletas do Paixão Feminina levaram a melhor sobre o time das Meninas da Vila e venceram o jogo por 4 a 1. Já na final masculina, os jogadores do Amigos do Jackson conquistaram a taça de campeão ao superarem a equipe do Auto Estrela com um placar de 2 a 0.

Segundo declarou o vereador Amendoim (PDT), o Tiradentes vive neste 21 de abril uma verdadeira comemoração popular. “O Tiradentes está tendo a oportunidade de vivenciar uma grande festa no dia de hoje, neste aniversário de 32 anos”, comentou o parlamentar.

Rosinaldo Boy, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Tiradentes, concluiu que, em comparação com a infraestrutura que o Tiradentes tinha quando ele chegou ao bairro, há mais de 30 anos, é possível dizer que os moradores vivem hoje “num paraíso”. “Tenho prazer em poder falar que eu moro no Jardim Tiradentes”, finalizou o líder comunitário.

Autoridades prestigiam a programação

Além da primeira-dama, Sulnara Santana; de secretários municipais; e dos quatro vereadores da região do Tiradentes como Amendoim (PDT), Erivelton Contador (PP), Leandro da Pamonharia (PTC) e Domingos Rodrigues (Cidadania), os eventos no bairro contaram com participação do presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB), e do deputado federal por Goiás Professor Alcides (PL).

Prefeitura inaugura nova praça no setor

A programação dos 32 anos do Tiradentes segue na tarde desta quinta-feira com a inauguração da Praça Joaquim Ricardo Teixeira, na Rua 25, seguida de bingo com brindes oferecidos por patrocinadores do evento e show gratuito dos sertanejos Nerildo & Nerivan.