Festas Juninas animam crianças e comunidade escolar de Aparecida

Por Juliana Fulquim

14 de junho de 2024

Foto: Claudivino Antunes

Junho chegou e com ele as tradicionais festas juninas ou arraiás, como são popularmente chamados. As festividades movimentam Aparecida e principalmente as Escolas e Cmeis municipais que se preparam por quase um mês e fazem a alegria das crianças e adolescentes. Os arraiás nas 115 unidades do município começaram no fim de semana passado, seguindo com mais festejos neste próximo, dias 14 e 15 de junho.

Cada unidade se organiza junto à comunidade escolar, pais, professores e direção para fazer a festa com muita decoração e comidas típicas. “As festas juninas promovem a interação entre as unidades educacionais e as suas respectivas comunidades, contagiando alunos, servidores e pais. Um momento alegre que fica guardado na memória de cada criança por anos. Por isso, sempre apoiamos e participamos das festividades”, comentou o prefeito Vilmar Mariano que esteve presente em alguns arraiás no dia 8 de junho e já colocou na agenda as festas do dia 15.

O ponto alto no colorido da decoração, nas danças de quadrilha, nas apresentações teatrais, nos jogos e brincadeiras e no consumo de um cardápio recheado de comidas típicas. Com isso, normalmente as escolas se preparam à rigor, a fim de receberem os participantes e oferecer a eles um ambiente agradável e devidamente enfeitado, com bandeirinhas e balões coloridos dispostos ao longo pátio, fogueiras, palhas e bonecos, entre outras coisas que fazem alusão ao período festivo.

Na Rede Municipal de Educação de Aparecida, a movimentação começou já nesta última semana. Na sexta-feira, 7, por exemplo, aconteceu a festança para as criancinhas do Cmei José Ferreira Câmera, que fica no Parque Trindade. No sábado, foi a vez dos Cmeis dos setores Buriti Sereno, Garavelo Park, Pontal Sul, Serra das Areias e Madre Germana. No mesmo dia, a festa aconteceu também para os estudantes do Ensino Fundamental das escolas do Jardim Bonança (E. M. Parque Santa Cecília), do Jardim Rosa do Sul (E. M. Deraldo Lisboa), do Village Garavelo (E. M. Sebastiana Lourenço), do Jardim Maria Inês (E. M. Guiomar Rosa) e do Jardim Tiradentes (EMEI Monteiro Lobato).

Para a secretária de Educação, professora Idelma Oliveira, as Festas Juninas são momentos de integração muito significativos, pois fortalecem os laços de pertencimento entre os membros da comunidade escolar e promovem a descontração geral. “A realização de festas tradicionais, a exemplo das festas juninas, faz parte do calendário escolar e é um momento de se promover a educação, o respeito e a socialização, tudo isso associado à diversão e ao lúdico”, comentou.

No CMEI José Vicente, as crianças deram um show de coreografia e simpatia. Para as alunas Liz Maria e Sophia, 4 anos, a festividade foi um momento de muita alegria. “Dançamos muito lindo e além também gostamos muito das comidas, como a pipoca”, comentaram

O calendário festivo segue até o final deste mês. Confira abaixo a lista de unidades de ensino que irão realizar suas festas nos próximos dias.

Escola Municipal São Jorge – 14/06
Escola Municipal em Tempo Integral Vinovita Guimarães – 15/06