Festival Córtex encerra programação com disputado torneio de robótica

Por Allan David

6 de setembro de 2019

Por Allan David

6 de setembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Evento ocorreu nesta sexta-feira, 06, no Aparecida Shopping, e selou a conclusão das atividades propostas no festival voltado à imersão do aparecidense na cultura digital

Um animado torneio de robótica marcou nesta sexta-feira, 06, o encerramento do Festival Córtex: Experiências Digitais 2019. Mais de 400 alunos da rede de ensino de Aparecida participaram dessa competição científica no Aparecida Shopping, que foi a última das 15 atividades promovidas na cidade nesse festival voltado à imersão na cultura digital.

Milhares de aparecidenses participaram, nas últimas quatro semanas, das palestras, oficinas e até de sessões abertas de cinema realizadas no Festival Córtex, que é executado pela Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para o titular da pasta, secretário Cleomar Rocha, é um resultado animador. “Neste ano nós tivemos um engajamento um pouco maior em relação às edições de 2017 e 2018. Acredito que as pessoas já começam a se ambientar com o que significa a cultura digital e assimilar, nesse sentido, o que a gente tem feito no festival”, analisou.

Cleomar salientou que o Córtex é um festival voltado para a aculturação com as experiências proporcionadas nos diversos campos da cultura digital. São possibilidades encontradas, por exemplo, no design, audiovisual, games, arte tecnológica, mídias interativas, na programação de softwares e aplicativos, e na robótica.

Torneio de robótica movimentou os corredores do Aparecida Shopping – Foto: Claudivino Antunes

Foi a robótica, aliás, que deu gancho para a conclusão do Festival Córtex em alto nível. O evento se encerrou com uma competição de robôs e de projetos de pesquisa elaborados por alunos da unidade Sesi/Senai de Aparecida. Nove equipes dos cursos técnicos de química; alimentos; e eletrotécnica disputaram o troféu da competição.

Ao longo de toda esta sexta-feira, os alunos participantes, que têm entre 14 e 17 anos, defenderam suas criações numa disputa acirrada entre os robôs que eles ajudaram a construir. E coube ao secretário Cleomar Rocha o anúncio da equipe vencedora.

Os alunos da equipe Roboquimic levaram a melhor, para orgulho da professora Tatiana Rodrigues Braga, da turma de técnico em química. Ela fez a mentoria da equipe no projeto que eles idealizaram de um asfalto sustentável, que leva em sua composição pneu e plástico triturado, substituindo a brita, e demandando menos manutenção.

Professora Tatiana Braga: reconhecimento com projeto de asfalto sustentável – Foto: Claudivino Antunes

É um produto que dura quatro anos a mais do que o asfalto na sua composição convencional, usada atualmente, conforme disse o estudante Igor Gabriel de Sousa. Ele é aluno de Tatiana. “Para mim, é muito gratificante pensar que um dia essa nossa invenção pode beneficiar, de fato, a população de Aparecida”, concluiu Igor.

Confira o resultado final do torneio de robótica do Sesi/Senai de Aparecida:

Desafio de robôs

1º – Equipe Roboquimic