A previsão é que 50 caminhões com entulho e outros resíduos sejam retirados do setor na ação
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida realiza periodicamente uma força-tarefa de limpeza em bairros da cidade. Nesta quarta-feira, 20, cerca de 50 homens das equipes de limpeza, juntamente com todo o maquinário da pasta, trabalharam na ação de limpeza de ruas e praças do Setor Madre Germana.
Entre os serviços realizados pelas equipes estão o recolhimento de entulho das ruas, poda de galhos secos de árvores dos canteiros centrais em avenidas, pintura de meio fio e capina. Além disso, foram disponibilizados para a ação duas máquinas que trabalham na limpeza pesada em algumas áreas e oito caminhões para o transporte e descarte dos resíduos recolhidos na ação.
A expectativa é retirar de 50 caminhões de galhadas, entulhos e lixos das ruas. De acordo com a SDU, esta é a terceira força-tarefa realizada no setor neste ano.
“A limpeza é um benefício pra gente, porque quando eles passam limpando fica bom. Mas, as pessoas jogam muito lixo aqui e prejudica muito a gente”, comenta Edileusa da Conceição Ferreira, 59, que cercou o lote para que não jogassem lixo e entulho em frente sua casa. Ela fala que com o entulho jogado pelos outros moradores, até de outros bairros, juntam-se animais peçonhentos e mosquito transmissor da dengue.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, explica que a ação é realizada semanalmente em bairros diferentes na cidade e o cronograma é executado conforme a demanda. Ou seja, os bairros com maior quantidade de entulhos ou pedidos de limpeza são prioridade. O gestor alerta que o trabalho tem o objetivo de deixar a cidade mais limpa minimizando os problemas para os moradores, mas também tem o papel de conscientizar a população para o despejo correto de lixos e entulhos.
“Com este trabalho nós tentamos conscientizar a população sobre a importância do apoio deles. Por isso peço aos moradores que nos ajude a cuidar da nossa cidade, uma cidade que hoje está bem cuidada e bonita, mas para isso precisamos da colaboração de todos”, destaca.
Fiscalização e denúncia
Diariamente fiscais da prefeitura atuam em diferentes regiões de Aparecida com o objetivo de impedir o descarte irregular de lixo e entulho. A população também pode denunciar essa prática pelos telefones 3545-5930 e 3545-6040. As multas para quem comete esse crime, conforme legislação municipal, variam de R$ 500 a R$ 5.000,00.
Disque Busca
A secretaria de Desenvolvimento Urbana ressalta que trabalha com o Disque Busca. Por meio do telefone 3545-9969 o morador pode solicitar a coleta de objetos (móveis e eletrodomésticos usados) que não deseja mais e uma equipe da Prefeitura agenda um horário para a coleta.
Depois de recolhidos, os materiais que podem ser reaproveitados são destinados às cooperativas de reciclagem do município, que trabalham no Internacional Park. O restante é encaminhado para o Aterro Sanitário. A ferramenta foi criada para auxiliar os moradores, mesmo não sendo uma atribuição do poder público.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)