Frentes de recapeamento asfáltico seguem em ritmo acelerado nas ruas de Aparecida

Por Lígia Mariani

14 de junho de 2024

Por Lígia Mariani

14 de junho de 2024

Foto: Jhonney Macena

Trabalhos que começaram em abril integram o Programa Aparecida 100 anos, que investirá R$ 505 milhões em obras na cidade

As obras de recapeamento asfáltico em Aparecida de Goiânia não param. Iniciado no começo de abril, o cronograma de obras prevê a recuperação de mais de 300 quilômetros de malha asfáltica em todas as regiões do município. Esta semana o recapeamento está concentrado na Avenida Dom Pedro, região que liga a Vila Brasília com o setor Cruzeiro do Sul, ao lado da antiga Estação de Tratamento de Esgoto.

Desta vez o serviço consiste na remoção por inteiro das imperfeições da pavimentação e da base de terra, onde serão implantadas uma nova base e uma nova camada de asfalto, que garante maior durabilidade ao piso, segurança aos motoristas e melhora a mobilidade da cidade.

“Estamos trabalhando para melhorar a trafegabilidade em nossas ruas. Com a malha asfáltica mais consistente, a pavimentação não sofre tanto também no período chuvoso, reduzindo os buracos e dando maior segurança aos condutores. Por isso, determinei que fosse iniciado em abril o recapeamento fresado, com a retirada da capa antiga e a colocação de uma nova, em 300km das ruas da cidade”, comentou o prefeito Vilmar.

O superintendente de Infraestrutura de Aparecida, Carlos Renato, vistoriou as obras na Avenida Dom Pedro na manhã desta sexta-feira. “Aqui na Avenida Dom Pedro, o serviço foi todo refeito, uma vez que era inviável apenas o recapeamento. Esse trabalho é feito com um produto de alta resistência, principalmente contra a ação da chuva. Aqui nós estamos tiramos a parte danificada, refazendo a base, limpando e aplicando o novo revestimento”, afirmou.

Carlos Renato explica que uma malha de asfalto tem duração de média de 5 a 7 anos e que, com esse trabalho, essa vida útil aumente em até 3 anos. Ele lembra também que a população é parte fundamental na garantia de qualidade do asfalto.

“Nosso trabalho é aumentar a durabilidade do asfalto e a população é nossa aliada nisso. Uma das coisas que mais estragam o asfalto é o despejo de água com sabão nas ruas, por isso nós pedimos que a população faça o descarte correto dessa água para que não desgaste a vida útil da capa asfáltica”, alerta.

INVESTIMENTO

O serviço de recapeamento faz parte do pacote de investimentos de R$ 505 milhões do Programa Aparecida 100 anos, lançado em março. Além do recapeamento de dezenas de bairros, o programa inclui a pavimentação de 17 setores, construção de bueiros e eixos estruturantes.

Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o projeto já executou cerca de 100 kms de recapeamento de vias como Avenida Rio Verde, Tapajos, Rudá, V5, dentre muitas outras. “Essas melhorias na infraestrutura viária são essenciais para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida dos nossos moradores. A determinação do prefeito Vilmar é levar o serviço por todos os bairros”, finalizou Carlos Renato.

Segundo o superintendente da Seinfra, Carlos Renato, o procedimento é dividido em duas categorias principais, Microrevestimento Asfáltico com Polímero (M.R.AF-P) e Recapeamento Asfáltico com Concreto Asfáltico Usinado a Quente (C.A.U.Q.) após fresagem do revestimento antigo.

Até o momento, foram contemplados setores como Alto Paraíso (17,4 mil m²) e Veiga Jardim 1ª e 2ª Etapas (106,4 mil m²). O recapeamento também será realizado no American Park, Cidade Livre, Jardim Tropical, Cidade Satélite e Nova Era.

Cronograma de recapeamento

Entre as avenidas já contempladas estão Bela Vista (entre a BR e a 4ª Radial), Rio Verde (entre a GO-040 e a 4ª Radial, na divisa com a Avenida São Paulo, atrás dos Correios), Colonizadores, Tapajós e Rudá, dentre outras ruas na Vila Brasília, além dos bairros Veiga Jardim I, II e III, as avenidas Graça Aranha, V-1, V-3, V-5, Zoroastro Artiaga e Rua Josefina Ludovico, no Bairro Ilda. Também foram executados serviços na avenida São João (Nova Era), Rua Damasco (Nova Era com Maria Inês).

Outra parte da cidade que está recebendo recapeamento é o bairro Cidade Livre. Todas as ruas do setor serão recapeadas nos próximos 45 dias. As obras já começaram e devem chegar a 30 quilômetros de vias recapeadas. O investimento é de R$ 3,5 milhões do caixa do município.