Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
A iniciativa tem o objetivo de levar informações e insumos para proteger moradores em situação de maior vulnerabilidade sanitária
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e como parte do Programa de Doenças de Transmissão Hídricas e Alimentares (DTHA) da Vigilância Epidemiológica, realiza neste sábado, 13 de setembro, no Assentamento Marília Mendonça, uma ação educativa para conscientizar a comunidade sobre o uso seguro da água e a prevenção de doenças.
As atividades serão feitas das 9h às 11h, na sede da Associação de Moradores, localizada na Rua Gusttavo Lima, mobilizando oito profissionais da SMS. O foco principal da ação é orientar a população local, que frequentemente utiliza água de poços e cisternas em áreas sem acesso à rede de abastecimento tratada, sobre o uso correto do hipoclorito de sódio a 2,5% para desinfecção da água. Durante o evento, as pessoas acompanharão palestras educativas e receberão gratuitamente o produto.
Também serão repassadas orientações sobre medidas de prevenção e controle das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, pela equipe de Vigilância Ambiental, para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos domicílios.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Iron Pereira, ações como essa são fundamentais para fortalecer a prevenção e promover a saúde nas comunidades mais vulneráveis. “Aquela região tem acesso limitado à rede de água tratada, o que eleva o risco de doenças de veiculação hídrica. Além disso, estamos em um período em que é essencial reforçar o combate ao mosquito transmissor de arboviroses”, reforça ele.