Funcionários de empresas de Aparecida recebem serviços de saúde gratuitos nesta quarta, 28

Por Camila Godoy

27 de novembro de 2018

Por Camila Godoy

27 de novembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Com o objetivo de intensificar ações de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e de promover integralmente a saúde dos homens de Aparecida de Goiânia, nesta quarta-feira, 28, a Prefeitura levará diversos serviços gratuitos para o Polo Empresarial Goiás. O evento segue até a quinta-feira, 29, das 9 às 16 horas. Serão oferecidos atendimentos com clínico geral e dentistas; avaliação nutricional; realização de testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis;  vacinação; aferição de pressão arterial e glicemia; e combate ao tabagismo. A ação faz parte do Novembro Azul da Prefeitura.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, iniciativas como essa visam alcançar um público que devido a carga horária de trabalho, geralmente, não participa de ações de promoção de saúde e nem costuma procurar as unidades de saúde em caráter de prevenção. “A Secretaria tem buscado continuamente a aproximação com a população e a ampliação da assistência. Neste mês, em especial, queremos conscientizar o público masculino quanto à necessidade do cuidado integral à saúde, seja a consulta de rotina, a atualização vacinal ou qualquer outra especificidade”, pontuou.

Câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer. Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, como dor óssea, vontade de urinar com frequência, dores ao urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso, é importante que os homens a partir dos 50 anos de idade procurem um urologista, para orientação e diagnóstico. Homens com fatores de risco, isto é, com histórico familiar de câncer de próstata, ou que sejam negros, ou obesos, devem procurar ajuda médica a partir dos 45 anos de idade.

Serviço

Assunto: Novembro Azul da Prefeitura leva serviços de saúde gratuitos a funcionários de empresas de Aparecida

Local: Polo Empresarial Goiás

Data: 28 e 29 de novembro (quarta e quinta-feira)