Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute medidas para segurança de Aparecida

Por Rackel Vieira

27 de abril de 2018

Por Rackel Vieira

27 de abril de 2018

Foto: Enio Medeiros

Entre as medidas estará a instalação de mais mil câmeras de videomonitoramento na cidade

O Prefeito Gustavo Mendanha se reuniu na manhã desta sexta-feira, 27, no Paço Municipal com os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) para definir um plano de segurança para Aparecida. Na reunião foram traçadas estratégias e definidas ações para garantir a segurança no município. A iniciativa partiu da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO). Gustavo destacou a importância do Grupo para melhorias nas condições de segurança no município como auxílio em ações integradas entre as forças policiais na cidade.

“O GGIM tem entre suas competências estabelecer o sistema de integração entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Segurança e a Administração Pública Municipal, assim como identificar os principais fatos que influenciem na criminalidade e violência, a fim de propor soluções adequadas e efetivas às demandas. Temos realizado constantemente reuniões e ações de forma integrada e isso trouxe resultados positivos para a cidade. A nossa expectativa com a elaboração desse novo plano é que alcancemos resultados ainda melhores”, destacou o Chefe da Casa Civil Afonso Boaventura.

De acordo com o Gerente de Articulação Institucional da SSPGO, Madson Rodrigues Ribeiro, o plano inclui a participação efetiva de algumas secretarias da administração que irá trabalhar em conjunto com os órgãos de segurança do Estado. “Serão atitudes totalmente pensadas e realizadas em conjunto. Primeiro precisamos definir o que irá ser feito, identificando o que combater, de que forma e onde. Fazendo os comparativos podemos estabelecer o que é mais agravante e definir as ações para combate aos crimes. O roubo de celulares, por exemplo, vamos contar com a ação da fiscalização da Prefeitura para apurar quais as lojas que recepcionam esses celulares, ou seja, vamos desorganizar o ambiente que o criminoso irá trabalhar”, explicou.

Na ocasião o prefeito Gustavo Mendanha pediu, mais uma vez, a Secretaria de Segurança Pública do Estado a retirada do Semiaberto do município e o aumento do efetivo de policiais em Aparecida. “Até que isso seja alcançado reforçarei meu pedido. Aparecida possui mais de 500 mil habitantes e o quadro de policiais civis, militares e bombeiros que atuam hoje não é equivalente para garantir a segurança da população aparecidense. Nossos guardas civis municipais precisam se desdobrar para guardar os prédios públicos e ainda proteger a população”, destacou.

De acordo com o prefeito uma das medidas a serem tomadas por parte da administração municipal será o aumento da instalação de câmeras de vídeomonitoramento. “Atualmente todas as unidades escolares possui uma câmera instalada e mais 56 em avenidas, praças e parques da cidade. Meu plano no início da gestão era de instalar 200 novos equipamentos até final do meu mandato, mas depois de analisar os resultados positivos, ampliamos o projeto para instalar mil câmeras. Todos os prédios públicos vão ser monitorados assim como todo canto da cidade. Isso irá coibir as ações dos bandidos e reduzir a criminalidade significativamente. Os investimentos serão aplicados com recursos próprios do município”, reiterou Gustavo.

GGIM – Participaram ainda da reuniões, representantes dos órgãos que integram o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, tais como a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Defesa Civil e Juizado da Infância e Juventude de Aparecida de Goiânia. No final da reunião, ficou delegado a cada órgão as competências para desempenhar no plano de segurança de Aparecida.