Garavelo Park recebe Unidade Básica de Saúde nesta sexta, 01

Por Ana Clara Dias - SMS

31 de agosto de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

Os moradores do setor Garavelo Residencial Park já podem comemorar a chegada da Unidade Básica de Saúde do setor. Nesta sexta-feira (01), às 16 horas, o prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Edgar Tollini inauguram a unidade, que é a 25ª construída em Aparecida. A UBS do Garavelo Park é porte III, ou seja, atenderá com três equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Cada equipe possui capacidade para atender, em média, 4 mil moradores da área de abrangência. Diferentemente das unidades do Rosa dos Ventos e Chácara São Pedro, que são de substituição, a Garavelo Park é uma unidade nova, já que o serviço não contemplava ainda a região. Cada equipe conta com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. A unidade também tem servidores administrativos e funcionará das 8h às 17h, de segunda à sexta.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, o objetivo da atual gestão é expandir cada vez mais o acesso à saúde pública de qualidade.  “Com essa unidade completamos 25 unidades básicas entregues. Até o final do ano vamos inaugurar mais cinco. Somos o único município do Estado com três UPAs em funcionamento pleno. Em breve teremos mais uma conquista, colocar o Hospital Municipal e o Centro de Especialidades em funcionamento. Estamos construindo uma rede de saúde autossuficiente e se tornando referência”, destaca Gustavo.

O espaço conta com consultórios médicos, sala de observação, auditório para educação em saúde, consultório odontológico, sala de inalação, local para procedimentos, além de farmácia, sala de curativo, coleta, acolhimento multiprofissional, banheiros adaptados, vacina, dependências administrativas e outros. A unidade possui ainda 578,88 metros quadrados de área construída e foi orçada em aproximadamente R$ 1,1 milhões do Ministério da Saúde e contrapartida do município.

Nas UBSs, a população tem acesso aos atendimentos básicos gratuitos como pré-natal, programas de prevenção e promoção à saúde, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, injeções, curativos, inalações, coleta de exames, vacina, exames laboratoriais, tratamento entre outros serviços.

Com a inauguração da UBS Garavelo Park, Aparecida completa 24 novas Unidades Básicas de Saúde novas, construídas e entregues nas gestões do ex-prefeito Maguito Vilela e do atual prefeito Gustavo Mendanha. Ainda este ano, Gustavo entregará mais cinco UBSs nos setores Bairro Ilda, Bairro Cardoso, Santo André, Cruzeiro Sul e Colina Azul.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Inauguração UBS Garavelo Park

Data: 01 de setembro de 2017 (sexta-feira)

Horário: 16 horas