Gestantes sorteadas conhecem prefeito e fotógrafos antes dos ensaios promovidos pela prefeitura

Por Frederico Noleto

27 de maio de 2019

Por Frederico Noleto

27 de maio de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Quatro das nove gestantes sorteadas para participar do projeto Retrato de Mãe, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em conjunto com as secretarias   de Assistência Social e de Comunicação, participaram nesta segunda-feira (27) de um café da manhã junto ao prefeito Gustavo Mendanha. Na ocasião, as futuras mamães contempladas com um ensaio fotográfico, puderam conhecer os profissionais que realizarão seus registros. “Elas serão fotografadas pelos mesmos profissionais que fizeram os álbuns da gestação da minha esposa Mayara. Com certeza estarão nas mãos de grandes fotógrafos. Trata-se de um momento muito especial da vida dessas famílias e nada melhor do que celebrar em grande estilo. O melhor de tudo é saber que gestantes e bebês estão bem assistidos e rodeados de amor” – pontua o prefeito.

A secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que trata-se de um projeto que tem não apenas um caráter social mas também de valorização da mulher de Aparecida. “Este é apenas o primeiro dos vários projetos que lançaremos voltados às gestantes do município. A ideia é garantirmos assistência durante todo o período do pré-natal até o parto. Isso dará às crianças de um a dois anos uma qualidade de atendimento diferenciado em Aparecida” – explica. Rayanne dos Santos da Silva, de 21 anos, que está no sexto mês de gravidez, conta que ficou sabendo da promoção pela página da Prefeitura no Facebook. “Achei ótima a ideia e fiquei tão empolgada que fiz o cadastro duas vezes. Queria muito ganhar. Quando me ligaram eu fiquei muito feliz. Estou achando ótimo poder fazer as fotos e, claro, muito agradecida”.

O primeiro ensaio será realizado no dia 8 de junho. O projeto irá fornecer maquiagens para as gestantes, que podem levar ou não seus parceiros e filhos para participar da sessão de fotos. A equipe de fotógrafos ficará disponível por cerca de 1h para cada uma delas. Raina Rodrigues da Silva está seu nono mês de gestação e conta que ter sido sorteada foi um prêmio inesperado. “O pessoal da UBS onde me consulto me inscreveu e fui surpreendida ao saber que tinha sido escolhida. Adorei a ideia e estou super feliz”. O secretário executivo de Comunicação Social do município, Ozéias Laurentino Jr, explica que a ideia é poder presentear essas futuras mamães com um belo ensaio. “Sabemos que, por questões financeiras, muitas mamães não têm como realizar este tipo de registro de forma profissional. Por isso o ensaio é um grande presente”.

A superintendente de Marketing da Prefeitura, Elzenúbia Moreira, idealizadora do projeto, a ideia é dar um empurrãozinho a mais às gestantes contempladas. “Em Aparecida as gestantes têm assistência total, são prioridade. Resolvermos tornar esse momento ainda mais especial sorteando nove gestantes que irão imortalizar este momento de suas vidas” – completa. Luciene Rodrigues, mãe de Raina, acha que sua filha ter sido contemplada foi uma benção. “Esse momento é único e é muito marcante. O sorteio é um ótimo incentivo para que as gestantes se atentem para a importância de fazer o pré-natal. Minha neta está chegando já rodeada de bênçãos”. A gestante Joanna Soares Oliveira conta que recebeu o aviso da promoção por uma amiga, que estava olhando o site da Prefeitura e enviou o link. “Fiz o cadastro na mesma hora e confirmei na UBS onde faço o acompanhamento. Era o que mais queríamos fazer mas não tínhamos condições. Nosso rapazinho, Davi Miguel, já está quase chegando”.

O projeto

O projeto Retrato de Mãe, lançado no mês de maio, presenteia gestantes da cidade com ensaios fotográficos gratuitos. Para participar, as futuras mamães devem se inscrever ao longo de todo o ano pelo site saude.aparecida.go.gov.br, na aba “Acompanhamento de Gestantes”, ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Todos os meses serão realizados três ensaios. Os sorteios serão realizados de forma eletrônica, com transmissão ao vivo pelos perfis da Prefeitura no Facebook e no Instagram No primeiro sorteio, realizado no último dia 24, foram escolhidas as primeiras nove gestantes. Os primeiros ensaios serão realizados no próximo 8 de junho. As sorteadas serão chamadas para o agendamento do ensaio. Elas receberão maquiagem antes de serem clicadas nos praças e parques de Aparecida pelos fotógrafos. Os futuros papais e os filhos das gestantes poderão participar e, ao final, elas receberão uma foto impressa e um CD com 20 fotografias tratadas e digitalizadas.