Praticamente abandonada pelo prefeito anterior, zeladoria foi retomada por Vilela logo no 1º ato do mandato, com recolhimento de lixo…
Praticamente abandonada pelo prefeito anterior, zeladoria foi retomada por Vilela logo no 1º ato do mandato, com recolhimento de lixo e entulho em sete pontos de descarte irregular
Desde o primeiro dia de trabalho, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, tem demonstrado que a limpeza e a zeladoria urbana são prioridades em sua gestão. Após anos de descaso e abandono dessa área pela administração anterior, a nova gestão iniciou uma força-tarefa no dia 2 de janeiro para devolver à cidade o cuidado que ela merece.
Sob determinação de Vilela, as equipes da Prefeitura estão mobilizadas em ações intensivas de limpeza e recolhimento de lixo e entulho, com roçagem de lotes baldios, asseio de áreas públicas e operações tapa-buraco para garantir a circulação segura nas vias. O objetivo, além de organizar e embelezar a cidade, é combater outros problemas, como o acúmulo de lixo, que facilita a proliferação de insetos e doenças.
Como parte das iniciativas de saúde pública, a gestão Vilela realiza nesta semana, juntamente com o Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia, uma ação integrada de combate à dengue. O mutirão começou na última sexta-feira, 24. A ação, que inclui uma limpeza ampliada em diversos bairros limítrofes entre Aparecida e a capital, está focada na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e na conscientização da população sobre a importância de manter limpos quintais, lotes e áreas públicas.
Tolerância zero com a sujeira
Além das equipes de limpeza, a gestão intensificou as ações de fiscalização para combater práticas que prejudicam o meio ambiente e a organização urbana. Na semana passada, uma operação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria de Segurança Pública flagrou diversos veículos descartando entulho e resíduos em locais inadequados. Os infratores foram autuados e responderão por suas infrações, que configuram crimes ambientais. Essas abordagens são parte do esforço para coibir o descarte irregular na cidade.
O prefeito Vilela reforçou a importância dessas iniciativas, destacando que o cuidado com a limpeza da cidade é um trabalho contínuo, que depende da colaboração de todos. “Aparecida precisa ser cuidada com zelo e responsabilidade. Encontramos muitos lotes baldios abandonados, áreas públicas sujas e carcaças de veículos acumuladas, mas isso está mudando: agora, é tolerância zero com a sujeira. Estamos trabalhando diariamente para organizar a cidade, e pedimos à população que faça sua parte, respeitando as normas de descarte e zelando pelo espaço público”, afirmou o gestor.
Para evitar o descarte irregular de lixo e entulho, a Prefeitura também tem investido em campanhas educativas, buscando conscientizar os moradores sobre o descarte correto de lixo e a importância de manter os espaços públicos limpos. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está atuando na implantação de ecopontos em diversas regiões da cidade, oferecendo, então, alternativas para o descarte responsável de resíduos.
A população pode colaborar denunciando situações de descarte irregular pelos números (62) 3238-7243, (62) 98459-1661 e pelo 153.
“Esse é um trabalho que exige continuidade e parceria entre o poder público e os cidadãos. A cidade só ficará limpa e organizada se todos colaborarem. Estamos fiscalizando, orientando e agindo com firmeza para que Aparecida se torne cada vez melhor para todos”, completou o prefeito Vilela.
Outro destaque foi a atuação da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, que coordenou a retirada de carcaças de veículos abandonados nas ruas e calçadas. Essas carcaças, além de comprometerem o trânsito e a mobilidade, representam risco à saúde pública, pois se tornam criadouros de insetos e são usados como pontos de tráfico de drogas, segundo moradores locais. A ação faz parte do compromisso da gestão de devolver segurança e limpeza às vias públicas.