Grupo da UBS Parque Trindade aprimora a qualidade de vida das mulheres e promove a integração da comunidade

Por Polliana Martins

10 de fevereiro de 2020

Por Polliana Martins

10 de fevereiro de 2020


Foto: Divulgação

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Trindade, na Alameda Wilton Pinheiro, foi criado, em maio de 2019, sob a coordenação da enfermeira Daiane Cristina da Silva, o grupo de mulheres “As Empoderadas” composto por usuárias da unidade. A iniciativa tinha o objetivo de estimular hábitos saudáveis e a autoestima das participantes, bem como reforçar o conhecimento e a luta pelos direitos femininos. De lá para cá, o grupo se consolidou, cresceu e tem apresentado resultados positivos para a qualidade de vida das mulheres assistidas e para a integração da comunidade.

Para o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, o grupo “reflete o comprometimento dos profissionais da Atenção Primária com o bem-estar social. Estimulamos e aplaudimos iniciativas que analisam a saúde integral dos pacientes, o meio em que eles vivem e as demandas reais da comunidade. E, neste caso específico, com foco nas mulheres, vemos o poder transformador dessa integração, que é exatamente o que move o Sistema Único de Saúde (SUS): conhecer e ouvir as pessoas e a realidade local para evitar males, reduzir sofrimentos e contribuir para um futuro mais sadio para os indivíduos e a sociedade com políticas públicas, tecnologia, rigor científico e acolhimento adequados”.            

Com o apoio da gestora da UBS, Christiane Branquinho Alves dos Santos, além de toda a equipe e das agentes comunitárias de Saúde, o grupo, que tem média de 25 participantes de todas as idades, desde jovens até idosas, realiza suas reuniões nas tardes das sextas-feiras no auditório da UBS. Daiane Cristina relata que nos encontros são discutidas ações e ideias para enaltecer as mulheres e aumentar a autoestima abordando temas como educação em saúde, sexualidade, prática de atividades físicas e combate a todas as formas de violência contra a mulher.  

Descontração e papos sérios

“Também tratamos de questões socioculturais e da valorização da comunidade, mesclando momentos de descontração com papos sérios. Falamos de técnicas de maquiagem, temos caminhadas, aulas de zumba e de crochê, sorteamos sessões de fotografia, produtos de beleza e auto cuidado e nos confraternizamos com lanches oferecidos pela equipe e pela comunidade”, diz a enfermeira Daiane. Ela lembra que a idéia do grupo surgiu durante as consultas de enfermagem de Saúde da Mulher: “Muitas reclamavam da falta de libido, baixa autoestima, insegurança, submissão ao marido, violência doméstica, infidelidades dos parceiros e falta de alegria de viver. Constatamos que tínhamos que ajudar essas mulheres com as ferramentas que o SUS proporciona e com a nossa vivência”.

Momento de descontração no grupo As Empoderadas: unidas para viver melhor.

Resultados positivos

Atualmente, Daiane comemora os bons resultados como a redução das queixas de tristeza, baixa autoestima e diminuição da libido e o aumento das narrativas de valorização da beleza natural da mulher,  vontade de iniciar uma nova tarefa, voltar a estudar, conquistar espaço, ter renda financeira própria e até de libertação de relacionamentos abusivos. “Vimos a construção de uma rede de apoio entre nós e elas com o lema “Uma apoia a outra sempre, de mãos dadas”, e entre elas surgiram novas amizades e quem sofria de solidão não está mais sozinha. Além disso, quem não pode comparecer aos encontros conta com nosso grupo no whatsapp que debate os temas propostos”, informa.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)