Grupo de Catira de Aparecida grava Documentário amanhã

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 19 de Outubro de 2013 – Os grupos de catira de Aparecida Os Filhos de Aparecida e As Meninas de Aparecida participam amanhã, dia 19, às 13 horas, da gravação de documentário produzido pela Secretaria de Cultura de Uberaba/MG. Os grupos vão fazer uma apresentação da dança em frente a Igreja Matriz, no centro da cidade.

O documentário realizado pela Secretaria de Cultura de Uberaba está rodando o país para contar a história da catira e suas origens,  registrando a diversidade cultural em várias regiões. O objetivo do projeto é encontrar os Grupos de Catira existentes para recuperar sua história, através de pesquisas, disponibilizando à população, o histórico dessa manifestação.  Além do documentário, será feito um livro ilustrado contendo o resultado da pesquisa sobre a Catira, com imagens dos grupos, letras das músicas e depoimentos.

Segundo a presidente da Associação dos Catireiros Foliões, Nilmari Alves, esse documentário será de grande importância para o Município, pois irá resgatar as origens culturais dessa tradição folclórica.  “Essa gravação em Aparecida será uma importante forma de divulgação para toda população sobre nossa cultura, mantendo a tradição da catira viva, preservando as raízes culturais, além de mostrar as belezas da nossa cidade.” Frizou Nilmari

O grupo “Os Filhos de Aparecida” ganhou diversos prêmios regionais e nacionais. Em Junho o grupo recebeu o prêmio de Melhor Grupo do Estado de Goiás durante o Festival Nacional de Catira, realizado em Uberaba, Minas Gerais.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Grupo de Catira de Aparecida Grava Documentário amanha

Data: 19 de Outubro de 2013

Horário: 13 horas

Local: Praça da Matriz, Centro.

Contato: Nilmari Alves Siqueira, presidente da Associação de Catireiros Foliões e Quadrilhas de Aparecida de Goiânia: (62) 8551-1521 / (62) 3545-9942.