Grupos de Catira e Folias resgatam a cultura de Aparecida de Goiânia

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação Associação dos Catireiros de Aparecida

Aparecida de Goiânia, 13 de janeiro de 2017 – A Catira é uma das demonstrações culturais de Aparecida de Goiânia e para manter essa cultura viva, a Associação dos Catireiros, foliões e violeiros de Aparecida realiza atividades durante o ano inteiro. Além dos eventos de Catira, Reza do Terço, Quadrilhas e Folias, a associação realiza, em 12 escolas municipais, aulas de catira para ensinar as crianças as tradições culturais e também formar novos grupos. O Vilão e a Viola também fazem parte da cultura municipal.

“A catira é o nosso bem cultural e precisa ser preservada pelos moradores de Aparecida. E ninguém melhor que as crianças da cidade para poder manter essa cultura de catira e folia viva, passando de geração em geração. Com essa intervenção nas escolas, conseguimos formar grupo de catira formado na Escola MunicipalAntônio Souza Lopes, o grupo Flor de Pequi, que já estão fazendo apresentações na cidade e também no Estado”, contou Nilmari Alves Siqueira, presidente da Associação dos Catireiros.

Para este ano, estão previstos no calendário da Associação, que conta com parceria da Prefeitura de Aparecida, da Secretaria de Educação e Cultura e da Lei Goyazes de incentivo à cultura, Folia de Santos Reis em abril; Folia de Nossa Senhora Aparecida em maio; Arraia dos Catireiros em junho; Folia Nossa Senhora da Abadia em julho; Folia de Santos Reis em outubro e Caravana da Fé com terço itinerante passando por todas as casas católicas de Aparecida.

Encontro de Catira – A cidade sediará ainda, no mês de setembro, o 19º Encontro de Catira, Violeiros e Folia de Reis de Aparecida de Goiânia, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Nilmari enfatiza que esse encontro é um dos principais de Goiás e atrai grupos de catireiros de várias cidades do Estado. “No ano passado realizamos um grande evento na 18ª edição do Encontro que ocorreu no dia 25 de setembro. Esses encontros são importantes para resgatar a do sertanejo de raiz, da roça, que temos e que é tão bonita”, contou Nilmari.

Mais de mil pessoas entre catireiros, violeiros, foliões e amantes da cultura do interior estiveram presentes no encontro de 2016, que contou com a presença de grupos dos municípios de Goiatuba, Caturaí, Rio Verde, Anapólis, Joianápolis, Silvânia, Nova Veneza, Itagaru, Hidrolândia, Nova Fátima, Formoso de Goiás e Goiânia, dentre outras cidades. A Orquestra de Violeiros  de Uruanã fez a abertura da programação junto com o foliões do grupo Folia Aparecidense. Campeão Nacional e Goiano, o Grupo de Catira Filhos de Aparecida, que saiu se apresentou no evento.