Guarda Mirim de Aparecida completa sete anos com muita festa e serviços prestados à comunidade

Por Rafael Freitas

30 de maio de 2018

Por Rafael Freitas

30 de maio de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 30, uma festa em comemoração ao aniversário de sete anos de fundação da Guarda Mirim de Aparecida de Goiânia que neste período já atendeu mais de mil crianças e adolescentes do município. O prefeito Gustavo Mendanha e o superintendente de Proteção Básica, Anésio Lazari Neto, representando a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, prestigiaram os festejos que ocorreram no Centro de Convivência Guarda-Mirim no Nova Cidade.

Criada em 2011, a Guarda Mirim tem como  principal objetivo incentivar valores morais, sociais e éticos aos estudantes e assim protegê-los de situações de vulnerabilidade social. O projeto, que é vinculado à Guarda Civil Municipal em parceria com a secretaria de Assistência Social, atende atualmente 120 crianças e adolescentes entre meninos e meninas de 09 e 16 anos. O programa oferece café da manhã e lanche, nos turnos matutino e vespertino, reforço escolar, oficina de dança e música, curso de informática, natação, futebol, atendimento psicológico e palestras sobre cidadania, direitos e deveres civis.

Gustavo Mendanha enfatizou a importância do programa para ressocializar e tirar das ruas as crianças e adolescentes do município. “A gente fala muito no enfrentamento às drogas e ao crime e esse serviço desenvolvido pela Guarda Mirim promove a transformação social, no sentido de conscientizar crianças e adolescentes a construírem uma sociedade com dignidade, princípios morais e valores éticos”, destacou o prefeito. Na ocasião, Gustavo Mendanha presenteou os alunos ao anunciar a autorização para a compra de novos uniformes para o projeto.

Durante a solenidade, o comandante geral da Guarda Civil Roberto Cândido, ressaltou a contribuição do programa para a sociedade aparecidense. “Este é um trabalho magnífico que tem o incentivo do prefeito e que propõe a valorização e dignidade dos alunos”, explicou. Comandante da Guarda Mirim, Célio Dias, salientou que tudo o que é desenvolvido no Centro de Convivência visa a melhoria da qualidade de vida e do futuro das crianças e adolescentes. “Durante esses sete anos, resgatamos crianças e adolescentes que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade social. Aqui ensinamos valores importantes para uma vida melhor em sociedade e em família”, afirmou.

Há cinco anos o estudante Gabriel César participa do projeto. Ele, que tem hoje 15 anos e entrou com 11, ressaltou a relevância da Guarda Mirim em sua vida e de sua família. “Este é um projeto que ajuda crianças e adolescentes a saírem das ruas e aprenderem algo de útil depois da escola. Aqui temos aulas de atividade física e ocupamos o nosso tempo com jogos, recreação e também temos reforço escolar o que é muito bom”. Já Letícia Ferreira de 14 anos, que participa do projeto há um ano, afirma que ama a Guarda Mirim. “Eu amo o projeto porque oferece oportunidades e ensinamentos importantes para a nossa vida”, declarou.