Gustavo articula soluções com o DNIT para diminuir acidentes em bairros cortados pelo Anel Viário

4 de agosto de 2017

Aparecida de Goiânia, 04 de agosto de 2017 – O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (PMDB), mediou um encontro entre moradores dos bairros cortados pelo Anel Viário e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Goiás, Flávio Murilo, para discutir possíveis soluções para o problema do alto volume de acidentes na via. O encontro teve a presença do deputado estadual Marlúcio Pereira (PTB), do secretário de Mobilidade e Defesa Social, Arnaldo Leite, e também de vereadores da região.

“Trata-se de uma região pela qual tenho um olhar especial. Foi ali que me lancei e que conquistei minha vaga de vereador por Aparecida. Como presidente da Câmara Municipal, ao lado do ex-prefeito Maguito Vilela, tivemos a oportunidade de levar muitos benefícios que ajudaram a suprir tantos anos de sofrimento dos moradores da região em decorrência da falta de atenção por parte do poder público. Acontece que nesta questão muitas vidas estão em jogo. Famílias inteiras já foram atropeladas. Por isso é tão importante a busca por soluções para este problema” – enfatiza o prefeito.

A reunião foi conduzida pelo chefe da CAsa Cicil da Prefeitura, Afonso Boaventura e contou com a presença dos secretários Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), André Rosa (Fazenda) e Ricardo Roberto Teixeira (Articulação Política); do superintendente de Obras, Roberto Lemos e do superintendente de Jornalismo do município, Ronaldo Coelho. “A existência da rede da alta tensão dificulta bastante o problema pois impede, por exemplo, a construção de passarelas para os pedestres” – pontua Afonso Boaventura.

O principal pleito dos moradores é a implantação de mais retornos na rodovia. Segundo eles, hoje existem poucas oportunidades para se fazer a conversão e, desta forma, os motoristas acabam aumentando bastante sua velocidade para tentar diminuir o tempo do trajeto. Dados do próprio DNIT revelam que o Anel Viário responde hoje por mais de 50% das mortes de trânsito em rodovias federais do Estado de Goiás. “É do interesse de todos que este problema acabe o quanto antes. Iremos analisar todas as propostas de intervenção e nos empenhar para realizar tudo aquilo que for de nossa responsabilidade” – esclareceu o representante do DNIT em Goiás.

Flávio Murilo salientou que se trata de problema antigo, que existe há mais de 50 anos. O Secretário executivo de Mobilidade, Luziano da Costa, explicou que em decorrência da rede de alta tensão instalada no local, quase todos os acessos da via estão em saídas de retas e que isto acaba propiciando o acontecimento de acidentes. “Solicitamos a criação de faixas de aceleração e de desaceleração nos retornos existentes. É importante que tenham mais de 100 metros de extensão para que possam evitar o acesso direto dos motoristas e diminuir riscos de acidentes” – explica.

“O Anel Viário é uma via expressa que corta a cidade de fora a fora e, por isto, responsável pelo fluxo de veículos pesados entre a GO-060 e a BR-153. Já estamos realizando a implantação de novas vias que podem substituir o fluxo urbano das rodovias federais que cortam a cidade. Os Eixos Estruturantes, por exemplo, têm cumprido muito bem esta função. O novo traçado da BR-153 também será de grande ajuda quando estiver concluído porque o atual trecho se transformará em uma avenida. Além de desafogar naturalmente o fluxo de veículos pesados da via ela passará e ser de responsabilidade do município e, desta forma, poderemos realizar as transformações necessárias com maior rapidez, de acordo as necessidades da população – pontua o prefeito.

Os moradores também apresentaram preocupações a respeito do aumento do volume do tráfego na região onde será inaugurado o Hospital Municipal, que fica praticamente às margens da rodovia. Neste sentido o diretor de Engenharia de Trafico do município, Cleiner Gonçalves de Melo, apresentou a solução de se construir uma elipse interligando todas as avenidas que cortam a rodovia. O prefeito determinei aos técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) que realizem os estudos e o projeto para que parlamentares que representam o município possam articular a aprovação de emendas para os recursos.

Flávio Murilo aproveitou para pedir ao prefeito apoio político para garantir a implantação do projeto do novo Anel Viário Metropolitano, que deverá circundar todos o município em interligação ao Anel viário de Goiânia. “Esta será uma solução que poderá trazer muitos bons resultados para todos” – pontua o representante do DNIT em Goiás. O prefeito reiterou que promoverá mais encontros do tipo para cada demanda em que se necessite parcerias.

Texto: Frederico Noleto