Gustavo confirma participação no grande encontro da Frente Nacional de Prefeitos
Evento será realizado em Brasília (DF); prefeito deve assumir uma diretoria da FNP na chapa que será empossada para gerir a Frente no biênio 2017/2019
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, desembarca em Brasília (DF) nesta terça-feira (25), onde participa do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IV EMDS), evento organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e que reunirá gestores de todo o País no Estádio Mané Garrincha até a próxima quinta-feira (27).
Gustavo também já tem agenda confirmada na quarta-feira (26) com diretores do Banco do Brasil, instituição financeira que vai avaliar o acesso da Prefeitura de Aparecida a uma linha de crédito para projetos em áreas como Saúde.
Ainda há a expectativa de reuniões de trabalho com parlamentares da bancada goiana, em ministérios e outros órgãos do governo federal, aos moldes do que ocorreu nos dias 15 e 16 de março, quando o prefeito esteve em Brasília em companhia de 19 dos 25 vereadores de Aparecida a fim de viabilizarem projetos com verbas da União e acelerarem a liberação de recursos para a cidade.
Diretoria
Nos bastidores, a expectativa é de que Gustavo Mendanha integre oficialmente a diretoria da Frente Nacional de Prefeitos, em uma articulação que conta com o apoio do ex-prefeito Maguito Vilela, que atualmente é um dos vice-presidentes da FNP.
A posse da nova diretoria da Frente para o biênio 2017/2019 está prevista para quarta-feira, às 16 horas. No dia seguinte, a programação do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável prevê reunião dos prefeitos com o presidente da República, Michel Temer, e com os presidentes do Senado, Eunício de Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Em evento realizado em Aparecida de Goiânia no dia 7 de abril, Gustavo recebeu apoio público para integrar a diretoria da Frente de vários prefeitos, como o de Hidrolândia, Paulo Rezende, que também preside a Associação Goiana dos Municípios (AGM). À época, o prefeito de Aparecida conclamou seus colegas gestores a reafirmarem o discurso de protagonismo dos municípios e ressaltou que, para o País sair de fato da crise econômica, o governo federal precisa enxergá-los como os alicerces da retomada do desenvolvimento.
“A pauta municipalista é dinâmica. As demandas não cessam, a busca por soluções para nossos problemas é freqüente. Não há como o governo federal falar em crescimento, em recuperação da economia e em retomada de investimentos sem considerar a importância dos nossos municípios”, disse.
Programação
As discussões preparatórias que ocorreram em Aparecida – mencionadas anteriormente – tiveram como co-organizador o Sebrae-GO. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é também um dos principais parceiros do evento da Frente Nacional de Prefeitos em Brasília. É o Sebrae quem coordenará o seminário “Brasil Mais Simples”, nos dias 25 e 26, e que abrangerá os avanços da Redesimples, assim como os caminhos para equalização de direitos e deveres de empreendedores e poder público, visando um ambiente mais favorável aos pequenos negócios ao mesmo tempo que sustentável para sociedade.
A programação prevê ainda oficinas para auxiliar gestores municipais a executarem recursos disponibilizados pelo governo federal. Realizadas pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, essas oficinas serão direcionadas para o planejamento orçamentário e execução financeira dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Inovações nas Transferências Voluntárias.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)