Gustavo conscientiza moradores durante ação de combate ao Aedes aegypti

9 de maio de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

Durante visitas domiciliares, o prefeito conversou com moradores do Jardim Tiradentes sobre a importância da conscientização da comunidade na luta contra o mosquito.

O prefeito Gustavo Mendanha e o Secretário de Saúde Edgar Tolini participaram na manhã desta quinta-feira (30), de mais uma ação integrada de combate ao Aedes aegypti, dessa vez, no setor Jardim Tiradentes. Na ocasião, Gustavo reforçou o apoio do poder público na luta contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças. A solenidade foi realizada na Escola Municipal Valdir Gonçalves e contou também com a presença da comunidade, agentes de endemias, profissionais de saúde e da escola, além de autoridades municipais.

Após a solenidade, Gustavo Mendanha e o secretário Tolini, acompanharam os agentes de endemias durante as visitas domiciliares. A dona de casa Doralice Vieira contou que ficou surpresa com a visita do prefeito. “É muito especial receber o prefeito aqui na minha casa. Eu tento sempre contribuir para não deixar água parada. Todo agente de endemias que vem aqui elogia o meu quintal e fala que é nota dez”, comemorou a moradora.

Gustavo aproveitou a oportunidade para tomar um café na casa da Dona Doralice, parabenizou a limpeza do quintal e pediu que ela continue contribuindo de forma positiva na luta contra o Aedes aegypti. “A colaboração da população é fundamental. Só a união é capaz de reduzir os índices. Passei também em todas as salas na escola municipal, orientando os alunos sobre ações de prevenções que eles mesmos podem fazer em casa junto com os pais”, salientou o prefeito.

O secretário de Saúde Edgar Tolini destacou o trabalho educativo como uma das principais formas de combate ao Aedes aegypti. “O trabalho de conscientização é essencial não só com a população, mas também em conjunto com as escolas e com as unidades básicas de saúde. É importante que todos da comunidade estejam engajados. O tratamento do doente é importante, mas o essencial é o combate ao vetor, para que ninguém adoeça”, frisou Tolini.

Ação integrada contemplará sete bairros até segunda (03)

O evento desta quinta-feira (30), mas parte da ação integrada das SMS que iniciou na última segunda-feira (27). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental e contempla, dessa vez, sete bairros de Aparecida de Goiânia. Até agora, 14.627 mil imóveis foram visitados pelas equipes. Mais de 2 mil pneus também foram recolhidos. Serão ao todo 31.357 mil imóveis vistoriados nos bairros Buriti Sereno I, II, III, IV, Jardim Tropical, Jardim Tiradentes, Colina Azul, Cidade Livre, Alto Paraíso I, Aeroporto Sul II. Em três dias de ação, 173 focos foram identificados e combatidos.

Além das visitas domiciliares, as equipes envolvidas estão realizando manejo ambiental, coleta de pneus, serviço de bloqueio, visitas em pontos estratégicos, trabalho educativo e de conscientização junto à comunidade. A SMS conta ainda com a parceria do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros, Regional Centro Sul de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Administração.

“São 350 pessoas envolvidas nesta operação. Desde o início do período chuvoso intensificamos as atividades de combate em todos os bairros da cidade. Também realizamos diversas ações de coletas de pneus. O mais importante é que as ações da Secretaria de Saúde são contínuas, ou seja, ininterruptas e durante todo o ano”, destaca o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira.

A iniciativa conta ainda com o apoio da empresa de reciclagem Abençoada Transportes e Reverso pneus. A população também pode participar vistoriando seus quintais e lotes baldios, evitando que focos do mosquito se formem. Os telefones 0800 646 2500 e 3545-4819 também estão disponíveis para que os moradores denunciem possíveis focos do mosquito e ajudem a Secretaria de Saúde no controle do vetor Aedes aegypti.

Casos de dengue

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, até agora foram notificados 2.748 casos de dengue. No mesmo período de 2016, foram notificados 7.098 casos. “Os números representam uma redução significativa de casos de dengue no município. Em Aparecida, as ações são contínuas e durante o período chuvoso nossa equipe intensifica os trabalhos, além disso, a população também está mais consciente e participativa. Tudo isso tem contribuído de forma positiva para redução dos casos”, concluiu Iron Pereira.