Gustavo e vereadores garantem recursos para Aparecida durante agenda de trabalho em Brasília

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeito esteve à frente de grupo que foi ao Congresso Nacional e visitou ministérios para articular viabilização de projetos na cidade com verba federal

Aparecida de Goiânia, 15 de março de 2017 – Em uma ação inédita no seu mandato, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, reuniu vereadores em Brasília nesta quarta-feira (15) para uma série de audiências com deputados federais e senadores da bancada goiana e reuniões de trabalho com ministros, como o do Esporte e do Turismo. O objetivo é articular, junto aos parlamentares e integrantes do alto escalão do governo federal, a liberação de recursos e apoio político e institucional para viabilização de obras na cidade.

Gustavo estava acompanhado da secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, e do vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, além de 20 dos 25 vereadores da Câmara Municipal, incluindo o presidente da Casa, Vilmar Mariano, e o líder do prefeito, Cláudio Nascimento. Uma das boas notícias que o grupo recebeu foi no gabinete do senador Wilder Morais (PP): ele garantiu que sua emenda de bancada, neste ano, será destinada à construção do Centro de Tradições Regionais. O senador fez questão de transmitir a notícia, ao vivo, nas redes sociais do prefeito. A obra incrementará a economia local e fomentará a cultura e o turismo.

“O que vocês estão fazendo engrandece a cidade. O Gustavo é um prefeito que não quer capitalizar os grandes feitos apenas pra ele”, enfatizou o senador pepista. “Aparecida é a segunda maior cidade do Estado. Estamos preparando-a para o futuro. O que estamos fazendo aqui em Brasília é algo semelhante ao que o prefeito Maguito Vilela fez e que deu muito certo: pleitear financiamentos que possam alavancar ainda a nossa gestão e contribuir, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, disse Gustavo.

A comitiva aparecidense ainda esteve com a senadora Lúcia Vânia (PSDB). A parlamentar tucana formalizou com o prefeito e vereadores o seguinte cronograma: técnicos do seu gabinete estarão, nos próximos dias, reunidos com auxiliares de Gustavo Mendanha. A meta é apurar todas as demandas do poder público, com foco na área da Saúde, que podem ser atendidas, em menor ou maior grau, por ela e por sua equipe no Congresso Nacional, inclusive gestionando junto a ministérios e demais órgãos do governo federal. “Aqui [o gabinete dela] vocês podem considerar a ‘casa’ de Goiás. O que pudermos fazer para desembaraçar as questões de vocês, faremos”, disse Lúcia Vânia.

Na Educação o apoio da senadora também estará assegurado, informou a própria parlamentar que assumiu, nos últimos dias, a Comissão de Educação do Senado. “Vamos investir ainda mais em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e o apoio que precisamos é, sobretudo, no custeio e manutenção. Vamos criar alternativas para sanar isso”, comemorou o prefeito Gustavo Mendanha.

Ele ainda solicitou apoio para a contrapartida que a prefeitura comprometeu-se a dar para instalação do novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), cujas obras seguem em ritmo acelerado. Recursos para execução de obras de infraestrutura, como construção da ponte que ligará os bairros Porto das Pedras e Morada dos Passáros, também foram solicitados à senadora.

Ministérios
Para esta quarta-feira ainda estava prevista audiências do prefeito e vereadores com vários deputados federais de Goiás – a agenda de compromissos terá continuidade nesta quinta-feira (16), vale lembrar. Daniel Vilela, do PMDB, foi o primeiro parlamentar com quem o grupo aparecidense se reuniu tão logo chegou à Brasília. Ele se comprometeu a liberar recursos para projetos da área esportiva que serão capitaneados pela prefeitura.

Foi Daniel quem também acompanhou Gustavo e demais integrantes do grupo a audiência no Ministério dos Esportes, sob o comando do deputado federal Leonardo Picciani. Também participaram o secretário municipal de Esportes, Gefferson Aragão, e o superintendente municipal de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco.

Atendendo ao convite do prefeito, o ministro comprometeu-se a ir à Aparecida para uma agenda que incluirá lançamento de obras e aberturas de eventos esportivos importantes para a cidade. Gustavo Mendanha e o presidente da Câmara, Vilmar Mariano, entre outros vereadores, saíram extremamente satisfeitos da audiência no Ministério dos Esportes. Não somente pela receptividade de Leonardo Picciani, mas, sobretudo pelo compromisso dele em viabilizar projetos como a ampliação do Estádio Annibal Batista de Toledo e a construção de um Ginásio Internacional com capacidade para dez mil pessoas.

Turismo
No Ministério do Turismo, o deputado federal Pedro Chaves juntou-se ao grupo recebido pelo ministro Marx Beltrão. Ele fez questão de checar, um a um, todos os processos em trâmite na Pasta que comanda que resultarão na liberação de recursos para Aparecida de Goiânia. Junto com o prefeito Gustavo Mendanha e a secretária Valéria Pettersen, o ministro conferiu em que etapas estão as execuções de algumas obras e a quantidade de verba que já foi liberada. “Não vão faltar recursos para Aparecida”, enfatizou Beltrão.

Neste ministério, a articulação é para viabilização da reforma do Centro Cultural José Barroso (em licitação), de construção de praças e sinalização turística, além do Centro de Artesanato e do Anfiteatro (também em execução), localizado próximo à prefeitura.