Gustavo garante apoio nas ações de prevenção de acidentes no trânsito

9 de maio de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

O prefeito Gustavo Mendanha e a primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Mendanha participaram na manhã desta quarta-feira (22) da II Oficina de Sensibilização de Gestores e Técnicos, realizada no auditório do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), no setor Conde dos Arcos. O objetivo do evento é discutir políticas públicas que visam à prevenção e redução de acidentes de trânsito. No evento, os participantes tiveram a oportunidade de discutir o tema e propor soluções.

Durante a oficina, Gustavo reiterou seu apoio e compromisso com Comissão Intersetorial de Trânsito, que visa coletar dados estatísticos e organizar ações preventivas no município. “Preocupado com a situação do trânsito em Aparecida faço questão de unir esforços para que possamos colaborar para um trânsito mais seguro, com ações de prevenção e conscientização, evitando que acidentes aconteçam. Também me comprometo com a valorização do trabalho e da equipe de resgate do SAMU, que realiza um trabalho brilhante”, ressaltou o prefeito.

A oficina foi ministrada pelo Observatório de Mobilidade e Saúde Humana em Goiás e é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Universidade Estadual de Goiás (UEG) por meio da Comissão Intersetorial de Trânsito. A comissão é composta por membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da SMS, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Mobilidade e Defesa Social e Polícia Rodoviária Federal. A comissão tem como objetivo coletar dados estatísticos no município, promover ações de prevenção, conscientização e educação no trânsito, junto com a comunidade, escolas e outros.

O secretário de Saúde Edgar Tolini também garantiu o apoio da Secretaria de Saúde nas ações de prevenção. “Sabemos que não adianta multas altas sem um trabalho de educação e conscientização junto à população, principalmente entre as crianças e jovens”, salientou o secretário. Tolini também ressaltou o trabalho de excelência realizado pelo SAMU e propôs ainda um dia no calendário municipal voltado para ações de conscientização no trânsito.

Ações efetivas

A Prefeitura de Aparecida tem mesmo demonstrado preocupação com ações voltadas para o trânsito. Prova disso é a Campanha Maio Amarelo realizada em 2016. A iniciativa arrecadou cadeirinhas e assentos infantis que foram doados às gestantes da Maternidade Marlene Teixeira. Além disso, recentemente, a Secretaria de Mobilidade e Defesa Social organizou a campanha Carnaval Responsável com o objetivo de conscientizar condutores para a importância do cumprimento das leis de trânsito na construção de um tráfego mais seguro para condutores, pedestres, ciclistas etc.

Além da oficina, a professora Odália Bispo da Universidade Estadual de Goiás apresentou aos participantes uma pesquisa acadêmica desenvolvida dentro de Aparecida de Goiânia. O trabalho mostra a construção de indicadores referentes aos acidentes de trânsito na cidade. “A pesquisa é desenvolvida dentro do SAMU de Aparecida e com isso podemos fornecer informações sobre as características dos acidentes de trânsito dentro da cidade”, destacou a professora.

Segundo ela, em 2015 dos 14.427 atendimentos feitos pelo SAMU, 3.091 foram ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito. “Isso representa 21% dos atendimentos. Podemos pensar que é pouco olhando de forma macro. Mas se analisarmos que muitos desses acidentes poderiam ter sido evitados, ainda é um número muito alto”, concluiu Odália Bispo.

Também participaram da oficina o vereador Edinho, Ezízio Barbosa (Meio Ambiente), Tarcísio Santos (AparecidaPrev), Geferson Aragão (Esporte), Eduardo Belchior (palestrante do Observatório de Mobilidade e Saúde Humana em Goiás) e Elisandro Cunha (Diretor Técnico do Huapa).

Visita ao Huapa

Após a oficina, o prefeito Gustavo Mendanha visitou as dependências do Hospital de Urgências de Aparecida. “Apesar de ser uma unidade estadual, faço questão de fazer uma visita e acompanhar os atendimentos, já que o Huapa é uma unidade importante, que dá suporte para os aparecidenses e para pacientes de outros municípios”, disse Gustavo. O prefeito foi acompanhado pelo secretário de Saúde Edgar Tolini, superintende de Vigilância em Saúde Wandervan Azevedo e o diretor Técnico do Huapa Elisandro Cunha.