Gustavo Mendanha dialoga com mais de 500 comerciantes sobre possível retorno do escalonamento regional em Aparecida

Por Rafael Freitas

12 de março de 2021

Por Rafael Freitas

12 de março de 2021

Foto: Rodrigo Estrela (Foto: Arquivo)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, reuniu de forma virtual, na manhã desta sexta-feira, 12, com mais de 500 comerciantes do município. O objetivo é dialogar sobre a situação epidemiológica, bem como os impactos da pandemia nas atividades econômicas. Durante a videoconferência o gestor municipal e o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, apresentaram a situação epidemiológica do município, cenário de ocupação dos leitos e informaram que pode haver, já na próxima segunda-feira, 15, retorno do isolamento social intermitente com escalonamento regional. Neste modelo, a cidade é dividida em 10 macrorregiões com fechamento conforme matriz de risco da pandemia na cidade.

“É importante todo mundo ter consciência da sua reponsabilidade. Estamos vivendo um momento atípico, preocupante, e cada um precisa fazer a sua parte. Busco dialogar com todos vocês para juntos vencermos essa luta. Para não termos como consequência o colapso na saúde. Temos que trabalhar de forma conjunta no sentido de salvar vidas e manter as atividades econômicas da cidade. Eu não administro nada sozinho, eu dependo do esforço, da compreensão e do diálogo com o setor econômico, com as entidades religiosas, com as associações de moradores, e sociedade civil”, afirmou o prefeito que ressaltou a todos que Aparecida nunca esteve com um cenário tão preocupante com relação a pandemia, por isso precisa-se tomar medidas rígidas de enfrentamento a transmissão do vírus.

Proprietária de um salão de beleza, Simone Araújo comentou na reunião sobre a responsabilidade da população nesse cenário de pandemia. “Fico triste quando algum comerciante insiste em descumprir o decreto. Precisamos redobrar nossa atenção, ter empatia pelas famílias, mas também garantir renda e empregos. O problema é sério e ninguém sabe quem será a próxima vítima da Covid”, afirmou ela. “Temos que redobrar os cuidados com a saúde, alertar a nossa população sobre a prevenção e retomar o ‘novo normal’ das nossas atividades. A garantia dos nossos empregos também é importante para a saúde”, disse o proprietário de uma barbearia no Village Garavelo.

“É um momento difícil para todos, por isso defendo a volta do escalonamento regional, onde os estabelecimentos poderão funcionar, por região, ficando fechado apenas dois dias da semana. Deu certo no ano passado, deu resultado, teve aceitação da maioria e pode dar certo agora também”, completou um comerciante. Além deste, a maioria dos que tiveram oportunidade de falar, solicitaram a retomada do escalonamento regional e o prefeito comunicou que há uma possibilidade real de acontecer. A volta do isolamento social intermitente com escalonamento regional será avaliada pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus de Aparecida, na tarde desta sexta-feira, 12.

O Comitê reúne todas as secretarias da Prefeitura de Aparecida, Ministério Público de Goiás (MP-GO), Câmara Municipal, Defensoria Pública (DPE-GO), OAB Subseção Aparecida, Associação de Feirantes (Afag), Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Sesi/Senai, Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em Goiás (Femicro-GO) e Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida (Acirlag). O grupo é coordenado pelo secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

“Apesar das ações da Prefeitura de Aparecida no combate à Covid, como testagem em massa, campanhas de prevenção e isolamento social, o número de casos ativos tem crescido neste ano num ritmo expressivo, segundo avalia a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Passou de 67 casos confirmados no dia 1º de janeiro, para 97, em 1º de fevereiro, e 220 diagnósticos positivos no dia 1º de março”, explanou ele, pontuando ainda que Aparecida está cenário laranja, ou seja, de risco alto.

Membro do comitê, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Moreira, ressaltou a importância dessas reuniões para o setor econômico. “O prefeito Gustavo tem criado uma agenda de reuniões para dialogar com todos e essa atenção tem contribuído para a tomada de decisões. Fico feliz em ouvir aqui, junto com o prefeito, a opinião de vários comerciantes, preocupados com a saúde, mas também com a retomada dos seus trabalhos”, destacou.