Gustavo Mendanha e Delegado Waldir entregam novas viaturas para a GCM de Aparecida durante Prefeitura em Ação

Por Rackel Vieira

23 de março de 2019

Por Rackel Vieira

23 de março de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Na ocasião também foi assinada a ordem de serviço para implantação de lombadas eletrônicas na Avenida Jataí, eixo estruturante que interliga a região leste de Aparecida

Visando promover a melhoria do trabalho dos Guardas Civis Municipais de Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) e o deputado federal delegado Waldir (PSL), entregaram, na manhã deste sábado, 23, seis novas viaturas e diversos equipamentos para a a corporação. Os veículos, ambos com os devidos acessórios e equipamentos característicos de patrulhamento, foram adquiridos com recursos de emendas do parlamentar goiano.

A GCM recebeu ainda mais oito computadores completos com kit multimídia e mais 10 rádios HT digital com base de fibra, que foram entregues em 2018 e já estão em uso. O investimento total foi de R$ 422,2 mil, sendo R$ 387 mil oriundos de emenda parlamentar do Deputado Federal Delegado Waldir e o restante como contrapartida do Tesouro Municipal. A expectativa da Prefeitura, segundo o prefeito Gustavo Mendanha é trocar toda a frota da GCM, que hoje conta com 25 viaturas em funcionamento, com a aquisição de mais 15 carros.

Durante a solenidade de entrega das chaves das viaturas, realizada no encerramento da 14ª edição do Prefeitura em Ação, o prefeito agradeceu a atenção do parlamentar com a cidade de Aparecida. Segundo ele, os veículos vão incrementar as ações de segurança nas proximidades das escolas da rede municipal de ensino e no patrulhamento por toda a cidade. “Agradeço o deputado delegado Waldir que, ao longo desses anos como parlamentar, sempre se colocou em defesa da população brasileira, mas especialmente da cidade de Aparecida. A nossa Guarda Civil tem agora mais recursos físicos para dar continuidade ao excelente serviço que tem prestado há muitos anos na defesa do patrimônio público”, destacou o prefeito.

O deputado federal, delegado Waldir, elogiou o Prefeitura em Ação que leva centenas de atendimentos à população e ressaltou a importância dos novos carros e equipamentos para a GCM. “São recursos importantes para que os Guardas Civis exerçam seu ofício com qualidade, desenvolvendo melhor o trabalho de patrulha. Com certeza, aqui hoje, estamos dando condições para a Guarda de Aparecida continuar sendo uma das GCMs mais preparadas e montadas do estado”, disse ele.

O parlamentar ainda destacou que tem residência em Aparecida e por isso precisa ajudar a organizar a sua casa primeiro. “Minha casa é aqui em Aparecida, então primeiro tenho que cuidar da minha casa. O prefeito Gustavo Mendanha e toda população aparecidense pode contar comigo para manter Aparecida de Goiânia como a cidade destaque no nosso Estado e também no nosso país”, afirmou o delegado ao lado dos deputados estaduais Eduardo Prado (PV) e Humberto Teófilo (PSL).

Segundo o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale, os novos veículos começarão a ser utilizados em rondas por toda a cidade já neste sábado, 23. “Esta entrega é um complemento de muitas ações que estamos realizando na cidade para que a população possa perceber cada vez mais a atuação dos nossos agentes de segurança. Todos esses equipamentos darão mais agilidade ao serviço operacional, tanto por meio da comunicação, através dos rádios e computadores, como pelas viaturas novas”, disse.

Ordem de serviço

Na mesma solenidade, ainda na manhã deste sábado, 23, o prefeito Gustavo Mendanha assinou a ordem de serviço para implantação de novas lombadas eletrônicas na Avenida Jataí, eixo estruturante que se tornou umas das principais avenidas da região leste do município, interligando os bairros aos redor e também ligando as cidades de Aparecida e Goiânia. A partir desta segunda-feira, 25, quatro radares medidores de velocidade começarão a ser instalados ao longo da avenida.

De acordo com o secretário executivo de Mobilidade, Avelino Marinho, após as instalações os equipamentos serão ligados e funcionarão por 30 dias em caráter educativo, para conscientizar os condutores que trafegam pela via. “Passado esse período daremos início a fiscalização”, disse.

‌O secretário explica que a proposta é reduzir a velocidade do fluxo do trânsito e prevenir acidentes no local. “Por esta avenida passam diariamente muitos caminhões, carretas e veículos que abastecem nossos polos industriais da região leste, e como há muitos moradores ao redor, os acidentes acabam sendo inevitáveis. Então a nossa equipe de engenharia de tráfegos realizou um estudo e constatou a necessidade de implantar lombadas eletrônicas para reduzir a velocidade dos veículos”, pontuou.