Gustavo Mendanha ordena início das obras de contenção da erosão no Jardim Luz

25 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 25 de maio de 2017 – Na manhã desta quinta-feira (25) o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, concedeu uma entrevista coletiva onde anunciou a decisão de iniciar as obras de reparo da erosão do Jardim Luz com recursos do Tesouro Municipal até que os R$ 30 milhões garantidos pelo Governo Federal sejam transferidos. Na ocasião, foi assinado uma Ordem de Serviço autorizando o início das obras no local, que terão um custo de R$ 7,3 milhões e deverão ser concluídas entre quatro e seis meses.

“Todos sabemos da burocracia para a obtenção de recursos. Mas o caso é de urgência e não podemos deixar que aconteça nenhuma tragédia. Por isso, apesar de ainda estarmos esperando a transferência dos recursos, iremos iniciar esta primeira etapa da obra com recursos próprios. É muito importante que estes recursos sejam disponibilizados o quanto antes para podermos empenhar tantas outras obras importantes para a população” – lembra o prefeito.

A definição pelo adiantamento das obras ocorreu devido à urgência no cenário das famílias que se encontram em situação vulnerável e também pela burocracia nos trâmites do processo de transferência dos recursos já assegurados pelo Governo Federal via Ministério da Integração Nacional. As obras de contenção das erosões do Jardim Luz fazem parte de um plano emergencial de contenção de cinco grandes erosões do município entregues ao ministro da pasta, Helder Barbalho.

“Temos plena convicção de que o processo será concluído nos próximos dias. Mas como nem sempre a dinâmica dos trâmites se dá com a velocidade necessária, o prefeito Gustavo Mendanha tomou esta decisão a fim de evitar possíveis catástrofes. Nós, gestores públicos locais, justamente por estarmos mais perto da população, temos a obrigação de tomarmos medidas enérgicas neste tipo de situação” – pontua o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

Ele explica que na primeira etapa da obra consiste na expansão e na ramificação de galerias e em melhorias na captação (bocas de lobo) e na drenagem do bairro. Na segunda etapa será realizado aterro definitivo da aérea erosiva e, por fim, a recomposição da pavimentação asfáltica do local. Em seguida a Secretaria de Meio Ambiente realizará a recomposição do fundo de vale.

Texto: Frederico Noleto