Gustavo Mendanha recebe comissão de líderes comunitários

Por Klau Bueno

9 de junho de 2018

Por Klau Bueno

9 de junho de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito Gustavo Mendanha se reuniu na tarde desta sexta-feira, 08, com representantes de bairros de Aparecida na sala de reuniões do gabinete. Por aproximadamente uma hora o prefeito conversou e ouviu as reivindicações de líderes comunitários dos setores Jardim dos Ipês, São Conrado, Terra do Sol, Jardim Tropical, Jardim Paraíso, Retiro do Bosque e Colonial Sul.Entre as principais solicitações das lideranças estão pavimentação ou recapeamento asfáltico, construção de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), sinalização de trânsito, ampliação de avenidas e reforma e iluminação de quadras de esporte.

A representante do Terra do Sol, Eldenice Mota Pinheiro, também apresentou ao prefeito uma angústia dos moradores da região, que há 40 anos vivem na incerteza de se o bairro será adensado ou se transformará em polo. Sensível à situação vivida por eles o prefeito Gustavo Mendanha reconheceu que está no bairro uma das piores realidades sociais de Aparecida e por isso regularizar os terrenos é uma prioridade. “A Prefeitura entrou nesse assunto e queremos resolver. A regularização é o primeiro passo, mas como depende da justiça não podemos precisar quando será finalizado esse processo”, argumentou o prefeito.

Gustavo Mendanha respondeu ponto a ponto apresentado pelas lideranças e, no caso dos CMEIs, que estava entre as prioridades de todos, o prefeito explicou que a administração está finalizando um processo de transferência de modelo de construção, feito de forma incorreta no passado incentivado pelo Governo Federal. “A tecnologia que tentou se implantar aqui no Brasil não funcionou e por isso precisamos conseguir nova liberação para construções em alvenaria, mas já estamos no fim desse processo”, garantiu. O prefeito ainda discorreu sobre as vantagens de crianças que frequentam CMEI. “Nosso desejo é zerar o déficit de vagas e oferecê-las não apenas para os que precisam colocar os filhos no CMEI para irem trabalhar, mas para todos, porque estudos comprovam a importância do CMEI na formação do ser humano”.

Sobre o asfalto Gustavo Mendanha disse que tem buscado recursos para asfaltar o máximo de bairros possível até o fim de seu mandato. “Alguns bairros de Aparecida já estão no cronograma de pavimentação, mas para pavimentarmos os 30% que falta na cidade precisamos de 700 milhões de reais e hoje não temos todo esse recurso”, reconheceu.

O prefeito frisou que, por esse motivo, é muito importante ir à Brasília. “Talvez pensem que vou muito à Brasília, mas é lá que está o dinheiro. Tenho me esforçado para viabilizar recursos, principalmente para a pavimentação, que é o maior gargalo hoje, também temos cortado gastos e asfaltar nossos setores é nosso principal objetivo”.

O prefeito ainda destacou o que, para ele, foi uma das maiores obras de sua gestão, o Parque Linear Alameda da Cidade, no Parque das Nações, que possui 22.683m² de área com jardinagem, ciclovia, pista de cooper, pergolado, áreas de convivência, playground, academia aberta e espaço para feira e eventos culturais. “A obra melhorou até o comércio na região”, avaliou.

As lideranças de bairros foram capitaneadas pelo presidente do Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (Camap), Claudionor Gomes, que avaliou o encontro como positivo. “Muito boa a reunião com o prefeito, que pontuou todos os aspectos solicitados pelos presidentes de bairros. Nós vivemos na ponta os problemas da comunidade no dia a dia e fazemos esse trabalho de forma voluntária”, disse ele que também admitiu que o prefeito Gustavo Mendanha tem sido solícito com a classe. “É uma promessa de campanha que está sendo cumprida”, finalizou.

Lideranças presentes: Sonia Maria, Edmaria Montalvan e Valdiná de Jesus Silva – Jardim dos Ipês, Lindalva – São Conrado, Eldenice Mota Pinheiro – Terra do Sol, Jânio Canarinho – Jardim Tropical, Orlanes Maranhão – Jardim Paraíso e Cristiano Pereira, conhecido como Zói – Colonial Sul. O vice-prefeito Veter Martins também acompanhou a reunião.