Gustavo Mendanha recebe Medalha de Mérito Legislativo Norberto José Teixeira

Por Rackel Vieira

11 de outubro de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Comenda homenageia pessoas com grandes feitos em uma vida política ou que se destacaram em outras áreas no município ou no estado

Com objetivo de reconhecer os relevantes trabalhos realizados pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, na vida política e na vida particular, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vilmar Mariano (MDB), realizou na noite desta quinta-feira, 10, sessão especial em homenagem ao prefeito e lhe entregou a Comenda Medalha Mérito Legislativo Norberto José Teixeira.

A comenda foi criada em 2015, pelo próprio prefeito enquanto presidente da Câmara Municipal e constitui a mais alta honraria do município. Pode ser entregue apenas duas vezes ao ano, às pessoas físicas e jurídicas que reconhecidamente têm prestado relevantes serviços ao município ou ao estado, e tenham se destacado ainda na atuação exemplar na vida em particular.

Dentre os homenageados pela Comenda, estão o ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (MDB); ex-governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas) e a deputada federal, Magda Mofatto (PL); e nesta quinta-feira, 10, esse mérito atribui ao prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha Melo, pelo decreto legislativo Nº 004/19.

“Essa comenda expressa de maneira pública e oficial o nosso reconhecimento por todas as ações da pessoa do Gustavo Mendanha, que têm surpreendido a todos nós. Aparecida possui hoje, qualidade nas mais importantes áreas, na educação, saúde, incentivo ao esporte, tem infraestrutura, então a nossa cidade está no topo entre as mais desenvolvidas do Centro-Oeste. Gustavo segue a passos largos para concretizar o sonho de todos nós que é fazer Aparecida uma cidade mais bonita de se viver”, destacou o presidente da Câmara, Vilmar Mariano.

Para o prefeito, Gustavo Mendanha, é uma honra receber a homenagem. “Quando criei essa Comenda jamais imaginava que receberia ela no futuro, quatro anos depois. Tenho enorme satisfação em recebe-la, agradeço a todos os vereados, em especial ao presidente Vilmar Mariano. Tenho o privilégio de ter nascido e criado em Aparecida de Goiânia, que é uma cidade que me dá muito orgulho, que se tornou o que é hoje graças também a cada prefeito, secretário e vereador que passou por aqui”, agradeceu.

Perfil do prefeito Gustavo Mendanha

Gustavo Mendanha nasceu em Aparecida de Goiânia, em 07 de outubro de 1982. Filho de Sônia Melo Mendanha e do ex-deputado estadual Leo Mendanha, é casado com Mayara Mendanha com quem tem três filhos, Asafe, Luiza e Emanuel. Bacharel em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) – considerado pela instituição superior de ensino Personalidade destaque do curso em 2018; vereador por dois mandatos (entre os anos de 2009 e 2016) e presidente da Câmara Municipal de Aparecida também por dois mandatos (2013 a 2016), secretário de Esporte e Lazer na gestão do prefeito Maguito Vilela e se encontra em seu primeiro mandato como prefeito de Aparecida de Goiânia. Foi eleito para chefe do Poder Executivo municipal, em 2016, no primeiro turno, com 122.122 mil votos, o que corresponde a 59,99% dos votos válidos.

Engajado na área social, Gustavo viajou em 2006, antes de entrar para a carreira política, por meio do Jovens Com Uma Missão (Jocum) da Igreja Assembleia de Deus, para Angola, na África, onde trabalhou como voluntário com a população que vive em situação de vulnerabilidade no país.

Como secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Mendanha trabalhou na valorização dos atletas que moram em Aparecida de Goiânia, trabalhando ainda na democratização do esporte, com a instalação de Academias Abertas em praças públicas de Aparecida de Goiânia.

Entusiasta do conceito Cidade Inteligente, desde quando era vereador, inseriu em seu programa de governo ações voltadas para a área da tecnologia, que se encontra em curso e já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. O programa busca realizar ações eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade.

A fase inicial do Cidade Digital em Aparecida abrange quatro ações principais: a instalação de 540 km de fibra óptica, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras com olhos de águia com reconhecimento facial e de placas, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio para o controle de gastos públicos. O investimento será de R$ 56 milhões.

O projeto Cidade Inteligente é considerado um dos mais completos do gênero entre municípios da América Latina e recebeu três prêmios, dois pelo Inovacidade e um pelo Gyntec. Devido ao seu destaque, Gustavo foi convidado pela Huawei, multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações, para apresenta-lo na Expo Smart City, realizada em Curitiba, em março de 2019.