O prefeito Gustavo Mendanha solicitou nesta segunda-feira, 11, ao Governo do Estado de Goiás a ampliação do horário de funcionamento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Atualmente, a DEAM funciona das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. No pedido feito por meio de ofício, o prefeito pede a mudança do atendimento para 24h, inclusive aos finais de semana.
O pedido foi realizado após audiência pública realizada na última quarta-feira, 6, na Câmara Municipal de Aparecida que teve como pauta a mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher. Durante o evento, foi feito um abaixo-assinado solicitando a mudança de horário, uma preocupação comum a todos os presentes.
Para Gustavo Mendanha, a mulher precisa ser amparada e atendida a qualquer momento que procurar ajuda e a delegacia fechada pode assustá-la, impedindo a denúncia do crime. “Na situação de violência, o auxílio imediato é fundamental para as vítimas efetivar a denúncia contra o agressor”, ressaltou o prefeito ao fazer a solicitação da ampliação do horário da DEAM.
De acordo com a presidente do Conselho da Mulher em Aparecida, Célia Maria, a mulher que sofre agressão no fim de semana tem que aguardar até a segunda-feira para realizar a denúncia, e na maioria das vezes, a vítima acaba desistindo de oficializar a queixa. “Precisamos que a delegacia seja acessível todo o tempo e que funcione 24 horas todos os dias”, pontuou Célia Maria.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)