Gustavo participa de encontro com centenas de famílias beneficiárias do Bolsa Família

Por Elzenúbia Moreira

4 de outubro de 2017

Por Elzenúbia Moreira

4 de outubro de 2017

Foto: Enio Medeiros

O prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha participou na tarde desta quarta-feira, 4, do Encontro das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família realizado na Escola Municipal Vilmar Gonçalves da Silva, no Setor Garavelo Residencial Park. O evento faz parte do Projeto Presença e contou com a presenças de centenas de famílias da Regional do Garavelo, que tem cerca de 17 bairros.

O encontro tem como objetivo incentivar as famílias a participar mais nas escolas e dos programas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) além de orientar sobre as condições do programa do governo federal na Educação, Saúde e Assistência Social. A finalidade do Bolsa Família é minimizar a situação de extrema pobreza na qual muitas famílias brasileiras se encontram através de um benefício mensal.

De acordo com o prefeito Gustavo Mendanha, o papel do poder público junto às famílias em situação de vulnerabilidade social é fundamental. “Nós temos feito muitas ações com o apoio da Secretaria de Assistência Social para implementar cada vez mais políticas públicas voltadas principalmente para famílias que mais necessitam e carecem de atenção do poder público”, enfatizou o prefeito.

Os critérios para participar do programa inclui as Secretarias de Educação, Saúde e Assitência Social. Os principais são frequência escolar, carteirinhas de vacinação atualizadas, acompanhamento médico do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de 7 anos e dados atualizados no Cadastro Único, que é a porta de entrada para diversos programas de distribuição de renda do governo, incluindo o Bolsa Família.

O secretário de Educação e Cultura Rodrigo Caldas pretende ampliar o atendimento da educação junto às famílias cadastradas através de outro programa do governo federal chamado Brasil Carinhoso. “Estamos estudando a possibilidade para que no próximo período matrículas, temos condições para contemplar mais crianças que se enquadrem dentro dos critérios”, ressaltou o secretário que informou ainda que nas reuniões é possível identificar algumas famílias na rede municipal de educação que se enquadram nos requisitos para o benefício.

A dona de casa Maria Aparecida (36), mãe do Carlos (9), Gustavo (6) e Kelvi (1 ano e 7 meses) que tem hidronefrose bilateral recebe R$117 mensais do Bolsa Família. Ela, que participou do encontro que centenas de famílias do Garavelo e região, conta que não pode trabalhar porque precisa cuidar integralmente das crianças e seu companheiro, que é pedreiro, também não possui emprego formal. De acordo com Maria, o valor ajuda bastante na compra de remédios, fraldas e leite para os filhos além de complementar a renda do casal. “Apesar do valor não ser muito, faz um diferença muito grande no final do mês e graças a ajuda das assistentes sociais do município eu recebo o benefício desde 2016 quando meu cadastro foi aprovado”, relata.

Brasil Carinhoso

Voltado para a primeira infância, o Brasil Carinhoso foi lançado durante o governo Dilma Rousseff, integra o Plano Brasil Sem Miséria e é composto por ações destinadas ao apoio de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família com crianças de até seis anos de idade através da melhoria na educação, saúde e renda. Entre suas vertentes está a busca pela ampliação do acesso da população de baixa renda a creches públicas ou conveniadas por meio da expansão da quantidade de matrículas de crianças de 0 a 48 meses.

Presenças – Participaram ainda do encontro com as famílias beneficiárias da Regional do Garavelo Veter Martins (vice-prefeito e secretário de Governo), Ozair José (Desenvolvimento Econômico), Ricardo Teixeira (Articulação Política), vereadores Araújo (PPS), Gleison Flávio (PMDB), Nascimento (DEM) e Lélis (DEM), além de coordenadores e gestores da rede pública municipal.