Gustavo prestigia encerramento do projeto de combate às drogas “Aparecida em Ação”

Por Rackel Vieira

30 de maio de 2018

Por Rackel Vieira

30 de maio de 2018

Foto: Ênio Medeiros

O evento da Polícia Militar, realizado na Praça CEU das Artes do Parque Flamboyant, finaliza as ações de prevenção ao uso de entorpecentes realizadas ao longo do primeiro semestre deste ano

O prefeito Gustavo Mendanha e o vice-prefeito Veter Martins participaram na manhã desta quarta-feira, 30, do encerramento das atividades semestrais da segunda edição do projeto Aparecida em Ação – Com Trabalho e Educação Você Poder Dizer Não. A iniciativa é da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Aparecida e outros apoiadores. O objetivo da ação é realizar um trabalho de prevenção ao uso de drogas. Os participantes contaram com a prestação de diversos serviços à comunidade, apresentações culturais e entrega de premiações a alunos.

De acordo com o organizador da ação, o comandante do 39º Batalhão da Polícia Militar, major Lusdenes Rodrigues Alencar, o intuito é mobilizar a população de Aparecida de Goiânia para combater o uso das drogas e conscientizá-los dos riscos do consumo e dependência química, sejam elas de origem cultural, psicosocial, econômica e até mesmo espirituais. “Para isso ao longo dos últimos quatro meses, foram realizadas diversas ações de conscientização com palestras sobre o tema, atividades culturais, educativas e esportivas nas escolas, além de reuniões com autoridades militares, civis, religiosos, diretores e professores”, explicou.

O  prefeito Gustavo Mendanha destacou que cerca de 60 mil pessoas que vivem na região estão sendo beneficiadas com o projeto. Segundo ele, a Prefeitura apoia todo tipo de ação que traga melhorias de qualidade de vida para a população. “Ações como essa são importantíssimas para a nossa sociedade, fortalecem a relação das pessoas com a polícia e trazem conhecimentos sobre os riscos das drogas na vida dos nossos jovens. A Prefeitura será um braço para os órgãos de segurança pública, embora não seja responsabilidade da administração municipal, me comprometo a investir com a implantação de mais mil câmeras de videomonitoramento em todo canto da cidade a fim de contribuir com a prevenção e a redução da criminalidade na cidade”, destacou o prefeito.

Para a estudante do 9º ano do Colégio Estadual Presidente Artur Costa e Silva, Amanda Francisco, essa ação contribuiu muito para seus conhecimentos e garante que entendeu os riscos e os males que o uso das drogas podem causar. “Acho muito importante pois precisamos nos orientar melhor para não cair na influência de outros jovens que usam drogas. Agora sei o mal que isso pode causar a minha saúde, na minha família, amigos e principalmente, meu futuro”, pontuou a aluna.

Serviços – Durante o evento, a Secretaria de Saúde de Aparecida ofereceu serviços de limpeza odontológica e aplicação de flúor, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e de atendimentos da equipe de Saúde Mental. Além disso, a população contou com serviços de assistência médica, jurídica e exames oftalmológicos. Haverá ainda apresentação dos trabalho realizados por alunos de instituições participantes do programa, entrega de premiação dos concursos de redação e jogos esportivos realizados nas escolas e exposição de livros literários e de serviços do Sebrae.

Projeto – Aparecida em Ação surgiu em 2017, no Setor Santa Luzia, após o trabalho de Polícia Comunitária, que envolveu moradores, escolas e grupos religiosos. Desde então, o projeto desenvolve atividades em 20 escolas da região, levando informação e cultura à comunidade.  Ainda nesta quarta-feira, 30, o evento de encerramento contou com apresentação dos trabalhos realizados por alunos de instituições participantes do programa, e a entrega de premiação de 20 bicicletas, medalhas e troféus para os ganhadores dos concursos de redação e jogos esportivos realizados nas escolas.

Presenças – Participaram da solenidade de encerramento da segunda edição do Aparecida em Ação, o secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Aparecida, Gerfeson Aragão; o vereador da região, Almeidinha (MDB); o Deputado Estadual Virmondes Cruvinel (PSD); Delegada Cybelle Tristão e o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO), Irapuan Costa Junior.