Gustavo prestigia lançamento da Campanha da Fraternidade que estimula políticas públicas e fortalecimento da cidadania

Por Rodrigo Augusto

6 de março de 2019

Por Rodrigo Augusto

6 de março de 2019

Foto: Wagmar Alves

Na manhã desta quarta-feira de Cinzas, 6, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, prestigiou no Auditório da Cúria Metropolitana, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2019. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e inspirada no texto bíblico “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), a campanha pretende debater e estimular a participação em políticas públicas com o objetivo de fortalecer a cidadania e o bem comum.

“Fiz questão de participar do lançamento da Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema Políticas Públicas e Fraternidade, porque entendo que o Poder Público juntamente com o Ministério Público, Igreja e setores organizados da sociedade realizam muito mais juntos, unidos”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha durante o lançamento da campanha.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a intenção da campanha não é falar de “política” ou “eleições”. A entidade pretende estimular a reflexão sobre um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, contribuindo para elaboração de políticas públicas em diversas áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente e outras.

Segundo o presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha, “as políticas públicas devem assegurar e efetivar direitos fundamentais da população, a começar dos mais pobres e vulneráveis. O bem dos pequenos e fragilizados é critério para assegurar se a política está efetivamente a serviço do bem comum. Os pobres e excluídos não podem ser esquecidos; ao contrário, devem ser considerados com especial atenção e elaboração de políticas públicas“, disse nesta quarta durante o lançamento nacional da campanha, em Brasília-DF.

A CNBB considera que “o desafio de contribuir para a formulação de políticas públicas se desdobra e se completa em dois outros grandes momentos: acompanhar a efetivação das públicas e avaliar os seus resultados“, sublinhou o cardeal.

Campanha

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil no período da Quaresma que vai da quarta-feira de Cinzas ao domingo de Páscoa. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).