Gustavo vai à reunião da bancada goiana no Congresso articular recursos para Aparecida

Por Thiago Marques

18 de outubro de 2017

Por Thiago Marques

18 de outubro de 2017

Foto: Divulgação

Prefeito também entregou ao presidente do INSS, em Brasília (DF), documento que libera início das obras da nova agência do instituto

A tradicional reunião anual da bancada de parlamentares goianos no Congresso Nacional com entidades filantrópicas do Estado contou com a presença do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha. No início da noite da última terça-feira (17), Gustavo esteve em Brasília (DF) para aproveitar o encontro de todos os deputados federais e senadores de Goiás e articular recursos federais para o município que administra.

No que diz respeito à verba para entidades filantrópicas, como ocorre todo ano, cada parlamentar destinou R$ 1 milhão para estas instituições por meio da apresentação de emendas ao Orçamento da União. Já em relação às cidades goianas, a previsão é de que as três maiores – além de Aparecida, Goiânia e Anápolis – recebam recursos via emendas de bancada. Ou seja, trata-se de um valor maior do que foi destinado às entidades (cifras a serem confirmadas em breve), e articulado por todos os deputados goianos.

Em março deste ano, em audiência no Senado Federal junto com vereadores e o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, o senador Wilder Morais (PP) assegurou R$ 15 milhões para Aparecida por meio de emenda de bancada. A previsão, porém, é de que o valor a ser definido após a reunião desta última terça-feira fique menor. “O senador, contudo, complementará o valor restante por meio de emendas individuais”, explicou a secretária de Projeto e Captação de Recursos, Valéria Pettersen. Ela, assim como os secretários Edgar Tollini (Saúde) e Max Menezes (Desenvolvimento Urbano) acompanharam o prefeito a Brasília.

A bancada de parlamentares goianos no Congresso Nacional é liderada pelo deputado federal Jovair Arantes (PTB), que foi quem conduziu a reunião da qual participou Gustavo Mendanha. O prefeito também fez questão de entregar ofícios aos deputados e senadores do seu Estado notificando-os sobre as prioridades de investimentos em Aparecida com estes recursos a serem liberados pela União por meio das emendas parlamentares: Saúde e obras de infraestrutura.

INSS
Já na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Gustavo Mendanha e os secretários que o acompanham, incluindo o titular da Casa Civil, Afonso Boaventura, estiveram na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também em Brasília. Ao lado do deputado federal Daniel Vilela (PMDB), ele entregou ao presidente Leonardo de Melo Gadelha a certidão da área onde será construída nova sede do órgão em Aparecida.

Será a segunda unidade do INSS no município, a ser localizada na região do Jardim Monte Cristo. A atual funciona na Avenida Uberaba, no Setor dos Afonsos. Esta agência realiza, em média, 400 atendimentos por dia, podendo chegar a 520 em dias de pico. Os serviços mais procurados são os benefícios por incapacidade (auxílio doença) e prestação continuada (idoso, deficiência física). A unidade funciona das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, com médicos peritos, assistentes sociais e servidores técnico administrativos, além de estagiários.