Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Certificação atesta qualidade e segurança nas práticas assistenciais da unidade
Foto: Arquivo SecomO Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) passou, pela segunda vez, pelo processo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e manteve a acreditação Nível 1. Isso significa que a unidade cumpre integralmente os padrões de qualidade e segurança exigidos para a assistência hospitalar, de acordo com os critérios da organização. O resultado foi confirmado após visita de manutenção realizada pela equipe avaliadora da ONA, que destacou a solidez dos processos e o compromisso da gestão em aprimorar continuamente o cuidado ao paciente.
A unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), construída e mantida pela Prefeitura de Aparecida e gerida pelo Einstein, foi certificada pela primeira vez este ano, após atender 100% dos requisitos de qualidade previstos no nível inicial da acreditação. Agora, ao comprovar a capacidade de manter esses padrões, o hospital se prepara para um novo desafio: elevar o nível de acreditação, que, além da segurança assistencial, avalia a integração entre os processos e a eficiência da gestão por indicadores.
De acordo com a gerente de Qualidade e Segurança do HMAP, Milainy Batista, o resultado reafirma o compromisso da equipe em consolidar uma cultura voltada à excelência. “A manutenção da acreditação mostra que o HMAP conseguiu transformar boas práticas em rotina, tendo como foco a segurança do paciente, a qualidade do atendimento e o fortalecimento da gestão”, destaca.
Além de manter padrões rigorosos de qualidade, o HMAP fortalece sua cultura organizacional com iniciativas que buscam promover um ambiente acolhedor e formativo. Entre os destaques estão programas estruturados de diversidade e inclusão, pesquisas contínuas de clima organizacional e satisfação médica, implantação da metodologia Lean Six Sigma com formação de lideranças e auditorias independentes.
A unidade também promove projetos de bem-estar, com espaços dedicados a colaboradores e familiares, ações culturais e terapêuticas incluindo música, cinema e visitas assistidas com animais.
“A ONA reconhece organizações que conseguem transformar padrões de qualidade em resultados concretos. Manter o nível 1 e buscar o nível 2 é um passo importante para reforçar o HMAP como referência em eficiência e segurança no cuidado”, ressalta Pedro Vieira, diretor médico do HMAP.
Para o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, a conquista reflete o modelo de assistência idealizado pela Prefeitura. “O HMAP é exemplo do que queremos expandir para toda a rede municipal. É um modelo referência no SUS que contempla serviços de alto nível, profissionais capacitados e estrutura de ponta. A manutenção da acreditação comprova que estamos no caminho certo, priorizando sempre a qualidade do atendimento à população”, afirma.
O certificado é válido por dois anos e, nesse período, o hospital segue em processo contínuo de aprimoramento, com revisões de protocolos, treinamento das equipes e fortalecimento da cultura de segurança do paciente.
Sobre o HMAP
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.
Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo. Nos primeiros seis meses de gestão, as filas de UTI da unidade foram reduzidas consideravelmente e a capacidade de atendimento dos leitos, dobrada. Já as longas filas de espera para cirurgias eletivas foram diminuídas em menos de um ano, feito alcançado graças a iniciativas como mutirões cirúrgicos, que priorizaram demandas urgentes. Nos primeiros seis meses de gestão Einstein, o tempo de permanência dos pacientes no hospital também foi reduzido de 9,5 para 5 dias. Em relação à mortalidade, em junho de 2022 a taxa era de 15,33% e, seis meses depois, de 3,6%.
Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o HMAP realizou 90% de todos os procedimentos eletivos pelo SUS em Aparecida de Goiânia, levando a cidade ao título de município que mais realiza cirurgias não urgentes pelo SUS. Em 2025, prestes a completar três anos sob gestão Einstein, o hospital obteve a acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação – um reconhecimento pela segurança e qualidade da assistência na unidade. No mesmo ano, a UTI do HMAP recebeu o Selo Top Performer 2025, concedido a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico.