Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Iniciativa reforça a missão do Voluntariado em levar acolhimento aos pacientes da unidade
Foto: Arquivo HMAPO Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) receberá, neste dia 18 de dezembro, às 10h, uma ação especial de fim de ano realizada pelo Voluntariado Einstein. Como parte da programação, serão entregues panetones aos pacientes e brinquedos às crianças internadas, além da presença de um voluntário vestido de Papai Noel. A celebração será animada pela Banda HMAP, formada por colaboradores da própria unidade, que levará música e descontração aos corredores do hospital, tornando o ambiente mais leve e acolhedor.
Na unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), construída pela Prefeitura e gerida pelo Einstein desde 2022, regularmente atuam cerca de 20 voluntários oferecendo afeto, escuta e companhia a pacientes e familiares. A ação de Natal integra a rotina de humanização da gestão Einstein e que tem foco no fortalecimento de vínculos e em proporcionar experiências positivas mesmo em momentos de fragilidade.
O Voluntariado Einstein é uma iniciativa com sete décadas de trabalho, hoje presente em 11 unidades da organização e à frente de ações que alcançam pacientes, famílias e comunidades em diferentes regiões. Desde sua chegada ao HMAP em 2023, tem contribuído para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor.
“Estar presente, ouvir e demonstrar cuidado são gestos simples, mas que têm um impacto profundo na experiência de quem está hospitalizado. O Natal é um momento especialmente simbólico para reforçar esse afeto e lembrar que ninguém está sozinho”, destaca Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein e idealizadora do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP).
Sobre o HMAP
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.
Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo. Nos primeiros seis meses de gestão, as filas de UTI da unidade foram reduzidas consideravelmente e a capacidade de atendimento dos leitos, dobrada. Já as longas filas de espera para cirurgias eletivas foram diminuídas em menos de um ano, feito alcançado graças a iniciativas como mutirões cirúrgicos, que priorizaram demandas urgentes. Nos primeiros seis meses de gestão Einstein, o tempo de permanência dos pacientes no hospital também foi reduzido de 9,5 para 5 dias. Em relação à mortalidade, em junho de 2022 a taxa era de 15,33% e, seis meses depois, de 3,6%.
Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o HMAP realizou 90% de todos os procedimentos eletivos pelo SUS em Aparecida de Goiânia, levando a cidade ao título de município que mais realiza cirurgias não urgentes pelo SUS. Em 2025, prestes a completar três anos sob gestão Einstein, o hospital obteve a acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação – um reconhecimento pela segurança e qualidade da assistência na unidade. No mesmo ano, a UTI do HMAP recebeu o Selo Top Performer 2025, concedido a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico.