Hospital Municipal atrai instituições de saúde filantrópicas

9 de maio de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

Aparecida de Goiânia, 11 de abril de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha, o ex-prefeito Maguito Vilela e o secretário de Saúde Edgar Tolini receberam na manhã desta terça-feira (11), a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade filantrópica cristã sem fins lucrativos. A comitiva, liderada pelo presidente Frei Francisco Belotti, veio diretamente do Rio de Janeiro para conhecer de perto a estrutura do Hospital Municipal. Gustavo e Tolini recepcionaram os padres na sede da Prefeitura, e depois, seguiram para o Hospital.

“Estamos convidando algumas instituições importantes para nos apresentar o trabalho que elas realizam nas unidades que administram, podendo ser futuras gestoras do Hospital Municipal de Aparecida. Outras já demonstraram interesse e aquelas que tiveram aptas a participarem da concorrência vão poder se habilitar para gerir nossa unidade, que será referência em Goiás”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

O trabalho da Associação engloba a gestão de hospitais gerais e específicos, serviços de saúde como ambulatórios médicos de especialidades, pronto socorro, farmácia de alto custo, entre outros. Além disso, a instituição possui experiência técnica na administração de albergue, casa abrigo para doentes em tratamento de saúde, restaurante popular, comunidades terapêuticas de recuperação, unidades de tratamento álcool e droga e projetos educacionais. Por isso, a instituição é referência na administração de empreendimentos da área da saúde, e é considerada uma das mais importantes entidades filantrópicas do Estado de São Paulo.

Ainda de acordo com Gustavo Mendanha, todas as instituições interessadas vão poder participar do processo de qualificação, desde que se encaixem nos critérios legais. “Eu tive a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro conhecer pessoalmente o Hospital da Providência, unidade que eles administram, e é um trabalho de excelência. Nós estamos visitando várias cidades com organizações bem sucedidas na área de saúde. É mais uma opção que teremos”, explicou o prefeito

O secretário de Saúde Edgar Tolini contou que conheceu o trabalho da Associação ainda quando atuava no Ministério da Saúde e também reconhece o serviço de excelêcia da instituição. Estamos unidos, independente de credo, para desenvolver um trabalho humanizado na saúde e consequentemente realizar um trabalho social, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas”, salientou Tolini.

A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus administra entidades em cinco Estados (Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Minas Gerais). “Nós gerenciamos hospitais em várias cidades. A obra do Hospital Municipal é grandiosa, porque na realidade os hospitais antigos sofrem com as adequações e essa unidade já nasce com as adequações prontas. Todos os hospitais são de responsabilidade muito grande, mas nossa instituição tem experiência nessa área. O tamanho do hospital é o ideial, hoje não se constroi mais hospitais com 500 leitos, por conta da aglomeração e da dificuldade de gestão”, avaliou o Frei Francisco Belotti.

Hospital Municipal

O Hospital Municipal possui 21 mil metros quadrados, sendo seis blocos, que incluem pediatria, geriatria, dois para clínica médica e dois para pós-cirurgia. O HMAP abriga ainda 220 leitos, sendo 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTIs, 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. A unidade fica na Avenida V-5, áreas 01 a 04, no setor Cidade Vera Cruz. A obra foi orçada em cerca de R$ 64 milhões.

A unidade também possui área de pronto-atendimento; atendimento de urgência e área de apoio terapêutico, ambulatório, apoio diagnóstico, raio-x, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada, laboratório, apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral (adulta e pediátrica) e centro cirúrgico com 10 salas.