II Conferência da Mulher em Aparecida reúne propostas para debate estadual e nacional

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 23 de setembro de 2015 – Aparecida realiza hoje, 23, no Sesi de Aparecida, durante todo o dia, a II Conferência Intermunicipal da Mulher. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres e do Conselho Municipal da Mulher, e atende ao decreto de convocação da União que determina a realização das conferências municipais e intermunicipais entre o período de junho a setembro deste ano.

Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, a conferência tem o objetivo de nortear as discussões sobre igualdade e respeito à mulher nos municípios. “Não há democracia forte sem participação, sem partidos fortes e mais que tudo, sem participação de todos os segmentos organizados da sociedade. Especialmente o feminino, que hoje é maioria na nossa população”, destacou o secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida, Euler de Morais, que representou o prefeito Maguito Vilela na abertura do evento.

Um dos temas mais abordados durante a abertura da conferência foi a participação da mulher na política. “Hoje no Brasil e no Estado de Goiás, a participação da mulher não ultrapassa 10% em qualquer esfera de governo. Já conquistamos o direito de votar, mas queremos o direito de ser eleitas. Essa participação, portanto, é da maior importância para que tenhamos voz e possamos realmente escrever o destino que as mulheres desejam e necessitam”, resumiu a representante da Secretaria Cidadã do Estado, Tânia de Castro.

Durante a conferência, que se estende até as 17 horas desta quarta-feira, o tema central proposto para todo o país será dividido em quatro eixos e discutido com suporte de palestras e debates. Também serão escolhidas as delegadas representantes da região para a Conferência Estadual do Direito da Mulher, que deve ocorrer até dezembro deste ano. Todas as propostas eleitas no evento de hoje serão levadas ao encontro estadual e, em seguida, para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada entre 15 e 18 de março de 2016.

A coordenação da Conferência Nacional ficará à cargo da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).  Em Aparecida, por se tratar de um encontro intermunicipal, outros municípios também participam: Avelinópolis, Bela Vista, Varjão, Santa Bárbara, Anicuns, Abadia de Goiânia, Adelândia, Americano do Brasil, Guapó, Campestre, Nazário, Hidrolândia, Bonfinópolis, Aragoiânia, Goiânia e Caldazinha.

PRESENÇAS – Participaram da abertura da II Conferência Intermunicipal da Mulher em Aparecida os secretários Domingos Pereira (Educação) e Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos); o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB); a superintendente da Mulher em Aparecida, Adriana Silveira; a presidente do Conselho Municipal da Mulher do município, Célia Maria Fernandes; e Leiliane Rosa, superintendente de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, que representou o secretário José Ribamar Gomes.

A promotora Renata Marino, da 7ª Promotoria de Justiça, também prestigiou o encontro; assim como a vereadora Cybelle Tristão, única mulher no Legislativo aparecidense; a diretora de Igualdade Racial de Aparecida, Sandra Martins; a diretora do Centro Popular da Mulher em Goiânia, Rita Aparecida de Azevedo; Ângela Café, presidente do Conselho Estadual da Mulher; entre outras líderes de entidades ligadas às diferentes causas femininas. Todas deverão contribuir com propostas em suas áreas de atuação.