Inaugurada reforma do Cais Nova Era

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 04 de junho de 2014 – Com o objetivo de ampliar e humanizar o atendimento à população, o secretário de Saúde de Aparecida, Paulo Rassi, e o prefeito Maguito Vilela inauguraram na manhã desta quarta-feira (04) a reforma total do Cais Nova Era, uma das maiores unidades 24h do município. Segundo Maguito, 95% dos aparecidenses dependem da saúde pública. “Vendo a necessidade da população já inauguramos cinco unidades de saúde e estamos construindo mais dez. Entregamos uma unidade de pronto atendimento e duas estão sendo construídas. Teremos ainda o hospital municipal. Tudo para transformar a Saúde de Aparecida em referência”, destacou o prefeito.

Para não deixar a população desassistida, a reforma do Cais, que custou R$ 866 mil, foi dividida em etapas que permitiram continuar atendendo às urgências durante as obras. O atendimento ambulatorial foi transferido em setembro de 2012 para o prédio do antigo Pronto Socorro Municipal, localizado na Praça da Matriz, no Centro, mas foi retomado no Cais no último 30 de janeiro. Agora, o Cais Nova Era está totalmente reformado e readequado, com novos equipamentos e mobiliário, nova recepção, raio x digital, ambulatório de psiquiatria via agendamento, totalmente preparado para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais, além de mais segurança e eficácia nas atividades e conforto aos usuários.

Durante a solenidade o secretário Paulo Rassi também ressaltou melhorias realizadas pela atual gestão. “Desde 2006 o recurso estava travado no Ministério da Saúde. Em 2011 nós conseguimos que o projeto fosse aprovado e o recurso do Fundo Nacional da Saúde fosse liberado”, contou. O secretário enfatizou ainda a importância da população ajudar a cuidar da unidade. “Terminamos a reforma completa essa semana e já furtaram cinco cadeiras. Além dos guardas municipais é fundamental que a população fiscalize a unidade também, porque é um patrimônio de todos”, completou.

A unidade funciona 24 horas por dia o ano inteiro e é uma das principais unidades da SMS, com imensa demanda: cerca de 1.400 consultas ambulatoriais realizadas semanalmente e 450 atendimentos de urgência diários. Lá trabalham 283 profissionais, sendo 73 médicos e os demais das áreas de enfermagem, técnicos, auxiliares e pessoal administrativo e de limpeza e manutenção.

O vice-prefeito Ozair José (PT) reiterou que a reforma do Cais é uma reivindicação antiga da população. “Temos consciência dos anseios da população e sabendo dos grandes desafios, mas com a união dos dos governos municipal, estadual e federal conseguiremos ter excelência não só em Saúde, mas em Educação e todas as outras áreas”, disse.

Atendimento diversificado

O Nova Era, referência em Aparecida no diagnóstico e tratamento de tuberculose e hanseníase, também conta com sala de vacinas, atendimento odontológico, Raio-X, base do SAMU com uma ambulância, farmácia, laboratório, posto de coleta, lavanderia, sala de repouso para os profissionais e dependências específicas para os atendimentos de urgência e ambulatoriais.

O Cais Nova Era foi inaugurado há 20 anos e nunca havia sido totalmente reformado. As obras realizadas, além de corrigir problemas elétricos, sanitários e hidráulicos, também organizaram os ambientes internos com foco no bem estar das pessoas. Segundo a SMS, já está em licitação a ampliação da unidade.

“Estamos melhorando a Saúde de Aparecida em todos os níveis, inclusive investindo em mais unidades de atendimento e nas condições de trabalho. O Cais Nova Era agora poderá acolher e cuidar dos nossos pacientes com mais qualidade”, complementa o secretário Paulo Rassi. Atualmente, estão à frente da gestão da unidade o diretor geral Denysson José e a supervisora técnica Daniele Marcelino.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade do Cais Nova Era, o deputado estadual Daniel Vilela (PMDB); promotora de justiça do Ministério Público Lílian Conceição; secretários municipais, moradores, vereadores, líderes de bairro e demais autoridades.