Inaugurado viaduto da BR-153/Centro em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que país vive momento diferenciado com obras em todo lugar: “O Brasil quer mais e mais, nós estamos fazendo”.

Aparecida de Goiânia, 21 de outubro de 2014 – O ministro dos Transportes Paulo Sérgio Oliveira Passos, ao lado do prefeito Maguito Vilela, liberou na tarde desta terça-feira, 21, o tráfego no viaduto do km 16 na BR-153, perímetro urbano de Aparecida de Goiânia. Reivindicação antiga dos moradores e motoristas que trafegam pela região, a obra custou R$ 8,2 milhões ao ministério e foi entregue juntamente com oito passarelas construídas ao longo da BR-153, em Aparecida.“Nosso objetivo com a inauguração deste viaduto é ampliar e qualificar a mobilidade urbana em todo o país, dar mais condições de vazão da enorme produção do Centro-Oeste e diminuir, senão eliminar, os registros de acidentes e atropelamentos na rodovia”, destacou o ministro.

A primeira parte do viaduto ficou pronta no final de 2013, quando os motoristas puderam trafegar pela parte elevada da BR-153. As alças de ligação entre as regiões central e leste ficaram prontas na semana passada e liberadas nesta terça. Maguito agradeceu a presença do ministro e enalteceu a importância da obra inaugurada nesta tarde. “O viaduto da BR-153 vai facilitar a vida dos mais de 80 mil moradores da região leste que precisam atravessar a rodovia diariamente e ligará o centro da cidade ao futuro campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e aeroporto-executivo, Distrito Industrial Municipal de Aparecida de Goiânia (DIMAG), Distrito Agroindustrial de Aparecida (DAIAG) e Parque Industrial José de Alencar”, relatou o prefeito.

O ministro também ressaltou as demais obras que inaugurou nesta terça-feira no estado de Goiás. Antes de Aparecida, entregou a duplicação da BR-060 entre Goiânia e Jataí e mais tarde inaugurou o viaduto do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). “Em todos os estados brasileiros têm obras federais e não são pequenas, são obras grandes de extrema importância para o país e para a região que estão sendo implantadas. O Brasil quer mais e mais, nós estamos fazendo”, afirmou.

Além deste viaduto, o prefeito solicitou ao ministro a construção de mais dois no perímetro urbano da BR-153, além da reconstrução da ponte frente ao Country Clube de Aparecida, no km 13, que durante o período chuvoso sofre com alagamentos e pode, no futuro, ceder. “Queremos prevenir um acidente naquele local e para isso aquela ponte precisa ser reconstruída com uma estrutura melhor, contenção e drenagem correta”. Os estudos já estão prontos e foram entregues ao ministro que avaliará o pedido.

Homenagem – Tramita no Congreso Nacional, em nome do Deputado Federal Leandro Vilela, pedido do prefeito Maguito Vilela para que o viaduto inaugurado em Aparecida receba o nome do ex-jogador goiano Bill que morreu atropelado no dia 22 de setembro de 2002 no mesmo local onde foi erguida a obra. Bill atuou pelo Vasco da Gama, foi campeão goiano em 1985 pelo Atlético Goianiense e sagrou-se o maior artilheiro estadual no mesmo ano, com mais de 30 gols. “A ideia de dar seu nome ao viaduto seria uma forma de homenagear também as famílias de todas as vítimas fatais do mesmo perímetro na BR-153”, disse o prefeito.

Mais obras – A administração do prefeito Maguito Vilela também realizou gestão para que seja executado o desvio da BR-153 com o objetivo de reduzir o número de acidentes no perímetro urbano. Nos próximos anos, a obra deve ser executada pela concessionária Triunfo. A BR-153 é responsável por metade dos acidentes de trânsito que ocorrem em Aparecida. Além disso, o prefeito conseguiu junto ao governo de Goiás a restauração da iluminação da via para garantir a segurança em todo o perímetro urbano.

A Prefeitura investiu nesses últimos anos na mobilidade urbana de Aparecida. Para desafogar o tráfego de veículos na BR-153, foi construído o Eixo Norte-Sul 03 que liga o centro do município à Avenida São Paulo e à capital. Estão em andamento as obras do Eixo Norte-Sul 01, que interligará os polos industriais aos bairros da região leste da cidade e em fase final de licitação as obras do Eixo Norte-Sul 05, que será a construção de uma elipse ligando bairros como Bairro Vera Cruz II, Bairro Cardoso e Garavelo.

Presenças – Estiveram presentes na liberação do tráfego do viaduto da BR-153/Centro, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Tarcísio Gomes de Freitas; superintendente regional do Dnit, Flávio Murilo Prates; secretário estadual de Cidades, João Balestra; presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Osvaldo Antônio Pagnussat Zilli; deputado federal Leandro Vilela; vice-prefeito Ozair José; presidente da Câmara Gustavo Mendanha; secretário de Infraestrutura e Obras de Aparecida, Mário Vilela, demais secretários, vereadores e autoridades de Aparecida.