Infraestrutura investiu pesado em pavimentação e recapeamento em 2018

Por Frederico Noleto

28 de janeiro de 2019

Foto: Wigor Vieira

O município de Aparecida segue obstinado em sua meta de conquistar índices de qualidade de vida cada vez mais satisfatórios para todos. Mesmo com a crise econômica que acabou refletindo significativamente na arrecadação de estados e municípios no Brasil, nossa cidade tem sido exemplo nacional de inovação dos métodos de governança para aproveitar de forma cada vez mais inteligente a receita. Neste sentido uma das pastas que mais se destacam é a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). “O prefeito Gustavo Mendanha tem se desdobrado na realização de parcerias estratégicas a fim efetuar políticas públicas que propiciem benfeitorias cada vez mais relevantes à população” – explica o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

“Conseguimos superar o grande o desafio apresentado no ano de 2018, com nosso município acabou sendo bastante prejudicado por conta dos cortes orçamentários da União e recebemos apenas um terço do repasse anual previsto. Mas o prefeito se dedicou ao máximo em infinitas idas a Brasília a fim de sensibilizar ministros e parlamentares para a importância de se garantir os recursos para as obras importantes para a população. Conseguimos finalizar o ano com diversas delas em estágio bastante avançado e a garantia de diversos projetos para 2019 que irão melhorar a vida das pessoas” – pontua.

Dados da Seinfra revelam que 85.275,16 m² de ruas e avenidas foram pavimentadas em 2018, beneficiando 15 bairros, e 252.228,58 m² de vias receberam um novo recapeamento, chegando a 32 bairros, em toda a cidade. “O Investimento em pavimentação e também na manutenção da malha viária de um município não garante apenas a segurança e o direito de ir e vir das pessoas, com conforto e segurança. Trata-se de um investimento que, na verdade, salva a vida. Mas, além disso, também torna nossa cidade cada vez mais atrativa à chegada de novos investimentos, de novas indústrias. E isso significa mais postos de trabalhos criados, rodando a economia do município” – explica o prefeito.

A Seinfra não responde apenas pelas obras de pavimentação, de recapeamento e de tapa buracos do município, mas também pela elaboração e execução de todos os projetos de construção civil da Prefeitura, como prédios e pontes. Ao todo foram investidos R$ 8.047.186,70 com a pavimentação, recapeamento e com o serviço de Tapa Buracos de ruas e avenidas. Já os projetos de Engenharia totalizaram um investimento de R$ 2.896.855,21, que foram utilizados para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), duas praças, duas quadras cobertas e a construção do complemento do Parque Village.

“Foi entregue o Cmei Residencial Village Garavelo, construímos uma praça no Jardim Nova Era e concluímos o projeto da Praça do Índio, no Jardim Helvécia, idealizado e cobrado há décadas pelos moradores. Melhoramos bastante o projeto, que recebeu muito mais benfeitorias. Além disso, também finalizamos o Parque Village, que recebeu iluminação e construímos duas quadras cobertas. Uma na Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz e outra na Escola Municipal Setor Riviera. Para o ano de 2019 estamos bastante otimistas. Além das novas parcerias com os governos estadual e federal, também iremos realizar uma parceria estratégica com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para a construção de novos Eixos Estruturantes que trarão ainda mais dinamismo à mobilidade de nossa cidade”.

BOX

Pavimentação