Iniciada a pavimentação do Jardim Itapuã

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 22 de setembro de 2015 – “Pra mim, esse asfalto é um sonho que achava que ia morrer e não ia realizar. Estou feliz”. As palavras da empregada doméstica aposentada, Zumira Josefa Rocha da Costa, de 65 anos, que há 15 mora no Bairro Itapuã, resumem o sentimento dos demais moradores do setor.

Ela e o marido, Agostinho Manoel da Costa, 77, vigilante aposentado, enumeraram mudanças básicas que esperam ter a partir de agora. “A casa vai ficar limpinha, vou fazer minha calçada, plantar umas coisinhas na porta”, contou Zumira. “Tudo vai melhorar, nossa saúde, o transporte, porque hoje o ônibus passa longe, lá no Anel Viário”, completou Agostinho.

O casal recebeu a notícia do próprio prefeito Maguito Vilela, na noite desta segunda-feira, 21, durante solenidade que reuniu centenas de moradores. “O lançamento de uma obra é uma forma de prestar contas à população sobre o que estamos fazendo com o dinheiro público”, esclareceu o prefeito.

“Atualmente, por exemplo, estamos construindo 60 praças em toda a cidade; construiremos 43 Cmeis até o ano que vem; e chegamos a 110 bairros atendidos com asfalto. Tudo graças à parcerias com a presidenta Dilma, que nos viabiliza recursos de programas como o PAC. Mas, é importante esclarecer que algumas coisas não dependem só de nós. É o caso dos bairros que ainda não foram asfaltados porque não possuem água e esgoto, uma exigência do Governo Federal”, explicou Maguito.

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, informou que os bairros já atendidos somam um total de 6 milhões de metros quadrados de pavimentação. “Queremos chegar a 120 setores beneficiados até o final do ano. Estamos trabalhando na região do Buriti Sereno e no Goiânia Park Sul; já fizemos boa parte das imediações da nova UPA, no Buriti Sereno; recuperamos mais de 12 pontes e bueiros. Ou seja, com toda a crise nacional que vivemos hoje, Aparecida segue um ritmo de obras diferenciado”, destacou.

Vereador da região, Elio Bom Sucesso (PTB), agradeceu em nome dos moradores. “Além desse asfalto, nossa região foi atendida com inúmeras outras obras e temos que agradecer. É o caso da feira coberta, no Vera Cruz; o Hospital Municipal que está em construção; a ponte da V-5; e a ponte da Avenida V-6, outro sonho em andamento, que deve ser terminado até o ano que vem, e vai ligar os bairros Estrela do Sul, Jardim Helvécia, Bairro Cardoso I, Bairro Cardoso II, Cidade Vera Cruz. Muitas outras obras eu poderia citar aqui”, enumerou.

O vereador lembrou que as obras implantadas na região são fruto de um trabalho conjunto entre a Câmara, que apresenta as demandas ao prefeito, e o Executivo. “Agora, o asfalto vai facilitar o transporte dos moradores, a coleta de lixo, a polícia terá melhores condições para fazer o policiamento”, destacou Elio.

A solenidade de lançamento do asfalto do Itapuã teve participação do vice-prefeito, Ozair José; do presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida, Gustavo Mendanha (PMDB); dos líderes comunitários da região, Willian Panda, Ataídes Neguinho, Paulino e Wellington Portela; de vereadores; secretários da administração municipal e moradores.

Segunda etapa de pavimentação

A pavimentação do Jardim Itapuã foi dividida em três etapas, de acordo com a implantação das redes de esgoto, que deve ser feita pela Saneago. Esta é a segunda etapa e o trabalho foi iniciado nesta terça-feira, 22. Ao todo, serão realizados 35.872,75 metros quadrados de asfalto; 2.866,20 metros lineares de galerias pluviais e 9.461 metros lineares de meio fio. O que somará um investimento total de pouco mais de R$ 4,3 milhões, oriundos do programa Pró-Transportes (PAC 2) e contrapartida da prefeitura correspondente a 10% desse valor.

A primeira etapa de pavimentação do bairro foi iniciada no ano passado e concluída agora. A terceira fase depende apenas da cobertura de esgoto, já que os recursos para pavimentar já foram aprovados para o município. A expectativa da Prefeitura é de iniciar esse trabalho ainda no primeiro semestre do ano que vem. As obras beneficiarão diretamente mais de 6 mil habitantes que vivem hoje no setor.

Mais Asfalto

Além do Itapuã, outros bairros de Aparecida que recebem asfalto atualmente são o Jardim Florença, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Parque Primavera, além dos bairros da região leste da cidade, que serão beneficiados pelas obras do Eixo Viário Norte Sul 01, como o Jardim Bela Vista, Santa Luzia, Chácara São Pedro, Jardim dos Buritis, Conjunto Mabel e Retiro do Bosque. O eixo ligará a região Leste ao centro de Aparecida, do Jardim Bela Vista até o Polo Industrial, passando por esses bairros. Ainda este mês, outros bairros também deverão ter ordem de serviço assinadas. É o caso do Solar Central Park, Hayala e Bairro Independência

RECAPEAMENTO – Outra obra asfáltica importante, que o município realiza paralelamente à pavimentação, é a recuperação da malha asfáltica antiga: o recapeamento. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, mais de 1,5 milhão de metros quadrados de ruas e avenidas já foram recapeados. “São cerca de 300 mil metros lineares ao longo da cidade”, sublinhou.