Inscrições para aprender música de graça estão abertas em Aparecida

Por Klau Bueno

18 de junho de 2018

Por Klau Bueno

18 de junho de 2018


Foto: Claudivino Antunes

Foi com o objetivo de colaborar com o grupo de músicos da igreja que o Alessandro Pires da Silva buscou ajuda na Escola de Música de Aparecida de Goiânia. Há quatro meses participando das aulas de violão e teoria musical o encarregado de transportes já participa do louvor na igreja e afirma que os professores são especialistas. “Muitas vezes temos a ideia de que coisas da Prefeitura não são profissionais, mas posso dizer que aqui é muito bom, são profissionais e vale a pena conferir”.

Outro diferencial da Escola de Música de Aparecida é que as aulas são ministradas totalmente de graça. “Eu não pago nada. O único custo é a gasolina para vir pro curso”, brincou Alessandro.

A intenção do Danilo Sobrinho, de 14 anos, é diferente. Ele vê na música um futuro promissor e quer ser profissional. Há 3 meses frequentando a Escola de Música ele está cada dia mais certo da escolha e vê na escola uma grande oportunidade. “Aqui é muito bom. Muita gente não tem dinheiro para pagar aulas de música e não é barato, ou então não têm condições de comprar o violão e até isso eles oferecem aqui”, destacou.

Atualmente a Escola de Música de Aparecida está com 153 alunos matriculados nas aulas de violão, teclado, teoria musical, percepção musical, musicalização e canto. Para o próximo semestre o número de vagas e as modalidades de instrumentos foram ampliados e os professores aguardam 100 novos alunos para essas turmas e para novas de guitarra, bateria e saxofone.

Na tarde desta segunda-feira, 18, a Patrícia Maria da Silva esteve na Escola e garantiu a vaga do filho Pedro Lucas de 9 anos em uma das turmas de bateria. “Ele já toca na igreja, mas gostaríamos de profissionalizar a aprendizagem dele, por isso procuramos a escola”. A costureira elogiou a iniciativa da Prefeitura em manter o trabalho. “É um incentivo muito grande principalmente pra gente que não tem condições de pagar, porque não é barato. Então é um ótimo trabalho que eles prestam para a comunidade”, avaliou.

As inscrições estarão abertas até o dia 25 de julho e as aulas começam em agosto. Os interessados devem procurar a Escola de Música na Rua Dona Deizy Pinheiro, quadra 20, lote 5, no Residencial Village Garavelo, que fica próximo ao Centro de Cultura e Lazer José Barroso, ou entrar em contato pelo telefone (62) 3545-9956 para mais informações.

Curso completo

Seja com o propósito de tocar ou cantar por hobby ou profissionalmente, a Escola de Música de Aparecida oferece condições do ponto de vista técnico e pedagógico. Os cursos são ministrados por professores especializados e coordenados pelo maestro Francinaldo Rodrigues da Silva, que é músico formado pelo Universidade Federal de Goiás (UFG) com especializações em Regência e Ensino de Música e Artes, mestre em Música e possui mais de 30 anos de experiência. “Nossos alunos saem daqui aptos para exercerem a arte de forma técnica. Ministramos um curso inteiro, completo e os alunos que concluem saem com certificado e prontos para fazerem teste de aptidão para graduação em Música, como é o caso de um aluno que tivemos aqui na escola e foi aprovado pela UFG para violão clássico”, explicou o coordenador.

O professor de teoria musical Altair José da Silva também enalteceu o ensino que é oferecido na Escola de Música de Aparecida. “Inicialmente não existia a parte teórica e os alunos ficavam limitados porque só tinham a prática. Agora a disciplina é obrigatória e com isso profissionalizamos os cursos. Muitos chegam aqui sem saber nada e fazem testes em grandes escolas de música e são aprovados. O aluno que estudou aqui não vai chegar lá na frente e ver que aprendeu errado ou algo assim”, completou.

Instrumentos furtados

Recentemente a Escola de Música de Aparecida foi invadida por criminosos e a maior parte dos instrumentos foram furtados. Uma campanha de doação foi iniciada e, desde então, novos instrumentos foram doados pela comunidade e pela dupla sertaneja Cleiton e Camargo. Além disso, a Prefeitura de Aparecida iniciou um processo licitatório para a reposição dos instrumentos musicais furtados.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)