Inscrições para novos conselheiros de Cultura de Aparecida já estão abertas

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 24 de março de 2017 – A Secretaria de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia, divulgou nesta quinta-feira, 23, o edital de convocação 001/2017 para eleição dos novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura de Aparecida. O Conselho foi criado em 2014 – após alteração na Lei municipal nº 2.747/09 pela Lei nº3.200/14 – e teve seus primeiros membros empossados em janeiro de 2015.

Com mandato de dois anos, o conselho deverá ser renovado no dia 15 de abril de 2017, durante assembleia geral realizada na sede da Associação Socioculatural Cidade Livre, localizada na Avenida Progresso, no bairro Jardim Monte Cristo. A assembleia ocorrerá das 9 às 17 horas.

O atual presidente do Conselho de Cultura de Aparecida, Leonam Ferreira Borges, explica que serão escolhidos seis conselheiros titulares e seis suplentes entre os candidatos da sociedade civil, que devem ser comprovadamente ligados à qualquer segmento cultural. Além deles, também compõem o conselho seis membros titulares e seis suplentes do poder público, que serão indicados pelas secretarias de Cultural, Assistência Social e Esporte e Lazer. As indicações também serão feitas no dia 15 de abril.

Os membros da sociedade civil interessados em integrar o conselho devem ter idade mínima de 18 anos; apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência atual com comprovação de residência mínima em Aparecida de três anos; documentos que comprovem atuação cultural de pelo menos três anos no município, como portfólios, currículos, matérias jornalísticas, catálogos de exposições e comprovante de filiação em entidades representativas da cultura; diploma profissional; registro profissional do seu órgão de classe ou emitido pelo Ministério do Trabalho.

“Todos os detalhes sobre os pré-requisitos e o processo de inscrição estão disponíveis no edital, publicado ontem no Diário Oficial Eletrônico. Basta acessar o site da Prefeitura de Aparecida”, informa Leonam Ferreira, que explica o papel do conselho. “O objetivo é fomentar a cultura em Aparecida, fazendo uma ponte com a administração pública. Nesse sentido, ele deve discutir o segmento cultural da cidade, a ocupação dos espaços públicos, buscando melhorias para as condições de atuação de todos, desde artistas da música, teatro, artesanato e artes plásticas, às manifestações da cultura regional”, esclarece.

De posse dos documentos solicitados, a inscrição pode ser realizada na sede da Secretaria Executiva de Cultura de Aparecida, localizada na Rua Gervásio Pinheiro, no Residencial Village Garavelo, dentro do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, antigo Rodeio Show. O telefone para maiores informações é o 3545-5844. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril, das 8h às 17h30.