Inscrições para o programa Rede Cultura Viva podem ser realizadas até abril

Por Klau Bueno

25 de janeiro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

O período de inscrições para os editais de implantação da Rede Cultura Viva em Aparecida de Goiânia foi prorrogado para o dia 5 de abril. Segundo a Secretaria Executiva de Cultura, a mudança do prazo atende um pedido dos fazedores de cultura do município que gostariam de mais tempo para participar da seletiva que vai escolher 28 projetos. Outra vantagem é mais tempo para a execução das oficinas preparatórias para a elaboração dos projetos.

Os editais estão disponíveis no portal redepontosdecultura.aparecida.go.gov.br desde 10 de dezembro e vão selecionar Pontão e Pontos de Cultura e premiar Coletivos Culturais do município.

A ação é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com contrapartida da Prefeitura de Aparecida e vai distribuir R$ 252 mil reais para 21 proponentes em prêmios de 18 mil reais, sendo 14 para Coletivos Culturais (sem CNPJ) e sete para Matrizes da Diversidade Cultural Brasileira (sem CNPJ). Ponto de Cultura o repasse total será de 240 mil reais distribuídos para os seis Pontos de Cultura no valor de 40 mil.

As inscrições devem ser realizadas na Sede da Secretaria Executiva de Cultura, que fica no Centro de Cultura e Lazer José Barroso situada na Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Maiores informações podem ser solicitadas por meio do e-mail culturaviva@aparecida.go.gov.br ou pelo telefone 3545-1123.

No portal Cultura Viva os interessados podem esclarecer dúvidas entrando no item Perguntas Frequentes, como “O que é Ponto de Cultura?”, “Por que ser um Ponto de Cultura?”, “Qual a diferença entre Ponto e Pontão de Cultura?”, “Posso ter um Ponto e um Pontão de Cultura?”, “Como me declarar um Ponto de Cultura?” e outras.

Ao final da execução dos planos, a Prefeitura de Aparecida vai promover uma TEIA Cultural, que é um encontro com o objetivo de difundir os talentos de Aparecida em dança, música, teatro, catira, quadrilha, congada, folia e outros, prevista para dezembro de 2019.