“Juntos Salvamos Vidas”: Aparecida abre Semana Nacional de Trânsito com palestras sobre mobilidade

Por Thiago Oliveira

20 de setembro de 2022

Por Thiago Oliveira

20 de setembro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Até sexta-feira a prefeitura realiza palestras, blitz educativas e cursos voltados para a conscientização da segurança no trânsito da cidade

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade, promoveu nesta terça-feira, 20, a abertura da Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a ação promove a conscientização no trânsito por meio de palestras, blitz educativas e outras ações programadas para acontecer até sexta-feira, 23 de setembro.

Durante a abertura, o prefeito ressaltou a importância do cuidado no trânsito, principalmente em uma cidade como Aparecida, que possui uma extensa malha viária e é cortada por uma rodovia federal movimentada, a BR-153. O chefe do executivo destacou a parceria com a PRF para garantir a segurança viária nesses espaços.

“Nós temos uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal que nos ajuda muito na segurança da cidade. Não só no trânsito, mas no combate à criminalidade, ao tráfico de drogas. Junto ao nosso banco de dados esse é um trabalho forte que garante segurança aos aparecidenses”, pontuou Vilmar.

Secretário de Executivo de Mobilidade de Aparecida, Sérgio Carvalho. Foto: Claudivino Antunes.

Para o secretário executivo de Mobilidade de Aparecida, Sérgio Carvalho, é primordial cuidar dos mais frágeis no trânsito, sendo os pedestres, ciclistas e motociclistas. “Em Aparecida nós temos boas condições de trafegabilidade e nós trabalhamos fortemente o ano inteiro educando as pessoas. Aparecida tem condições de trafegabilidade muito boas e isso tem evitado um maior número de acidentes na cidade”, afirma o secretário.

Durante esta manhã o inspetor da PRF, Gasparini, ministrou uma palestra sobre educação no trânsito. Com ampla experiência em atendimentos nas rodovias goianas, falou sobre as principais causas de acidentes e mortes nas ruas e estradas que cortam o estado. “75% dos acidentes são causados por fatores humanos como embriaguez ao volante, uso de celular e má conduta no trânsito”, afirmou o inspetor.

Além da Semana Nacional do Trânsito, Aparecida realiza outros trabalhos voltados para a conscientização e segurança na mobilidade do município. A atenção se dá principalmente para os futuros motoristas, que aprendem desde a escola sobre as leis e regras de trânsito como a faixa de pedestre, as luzes do sinal e a importância de cada um fazer sua parte para garantir a segurança.

Aos motoristas do transporte escolar do município, o Diretor de Educação no Trânsito da SMTA, Célio Dias, reforçou o papel de exemplo para as crianças transportadas por eles todos os dias. “Vocês têm uma responsabilidade muito grande pois são uma referência para as crianças que estão dentro dos veículos de vocês”, pontuou o diretor.

Representante do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aparecida, Denis Marcos Estevão dos Santos detalhou o trabalho da SMTA nas ruas para promover a segurança viária de Aparecida. “Este ano nós usamos como palavra-chave do nosso trabalho a responsabilidade, para que as pessoas cuidem de si mesmas e de todos aqueles que fazem parte do transito”, concluiu.

Mais agentes

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Vilmar Mariano ressaltou a importância dos agentes de trânsito para Aparecida e apontou o déficit de servidores para atender o trânsito da cidade. “Já determinei a nossa equipe financeira para dar início aos estudos de impacto financeiro para a contratação de mais 60 agentes de trânsito em concurso no ano que vem para que o nosso trânsito seja melhor fiscalizado”, garantiu o prefeito.

Além disso, outras ações junto a PRF devem garantir ainda mais educação e segurança na mobilidade urbana de Aparecida. O superintendente da PRF em Goiás, Luiz Fernando Sanches, ressaltou as parcerias com a prefeitura para intensificar essas ações. “Nós queremos um trânsito seguro e harmônico e para isso temos uma parceira que é Aparecida, para que em conjunto com boas práticas a gente possa ter um trânsito melhor”, comentou.