Luziano da Costa Vale assume interinamente a secretaria de Mobilidade e Defesa Social

Por Ana Paula Moreira

3 de outubro de 2017

Por Ana Paula Moreira

3 de outubro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

O prefeito Gustavo Mendanha empossou na tarde desta terça-feira, 03, Luziano da Costa Vale como o novo Secretário Interino de Mobilidade e Defesa Social. O comunicado e a assinatura do decreto foi feita durante a reunião de secretariado realizada na sede do Paço Municipal. Luziano assume a pasta no lugar do vereador Arnaldo Leite (PMDB) que colocou o cargo a disposição por motivos pessoais.

Luziano da Costa é Licenciado em Matemática e pós-graduado em Física Geral e presidente do Partido Social Cristão (PSC) de Aparecida. No município, foi diretor da Escola do Servidor durante todo o primeiro mandato do Prefeito Maguito Vilela, posteriormente tornou-se suplente de vereador e assumiu a chefia de gabinete do Vice-Prefeito Ozair José, durante três anos. Foi presidente da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA) e na atual administração ocupava o cargo de Secretário Executivo de Mobilidade.

“O nosso objetivo é colaborar para que a secretaria tenha um bom andamento. A pasta é a junção de duas secretarias operacionais, uma com a mobilidade que cuida da parte do trânsito e transportes de Aparecida e outra é uma vertente da segurança patrimonial. Vou honrar esse convite feito pelo prefeito Gustavo e vamos fazer um planejamento a partir de agora para trabalhar com inteligência e sabedoria”, ressaltou o novo secretário.

Atribuições

A Secretaria de Mobilidade e Defesa Social, além de outras atribuições é a responsável pela formular uma política de cooperação e integração na área de segurança pública no âmbito municipal; exercer vigilância estritamente sobre os bens públicos municipais com vistas à preservação do patrimônio; e exercer rondas normais para a fiscalização de espaços vazios, agindo prontamente para evitar invasões ou impedir as iniciadas, especialmente de áreas verdes, reservas técnicas e áreas de preservação ambiental.

Também faz parte de suas atribuições planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, além de promover o desenvolvimento da circulação e da segurança dos ciclistas; implantar, manter e operar o sistema de sinalização, e equipamentos de controle viário; e fiscalizar o trânsito, autuando e aplicando medidas administrativas cabíveis por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, no exercício regular do poder de polícia de trânsito.

.