Madre Germana I recebe escola modelo

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 04 de fevereiro de 2016 – Setecentas e quarenta (740) crianças já estão sendo atendidos pela Escola Municipal Francisco de Assis, no setor Madre Germana I. A escola – a quinta de Ensino Fundamental construída durante a gestão do prefeito Maguito Vilela – foi oficialmente entregue nesta quinta-feira, 04, pelo prefeito Maguito Vilela, que aproveitou a oportunidade para prestar contas à população da região. “Essa escola é um dos vários investimentos que essa região necessitava. Além dela estamos terminando de construir um Cmei, bem ao lado, que vai abrigar 120 crianças em período integral e ampliamos o Centro de Saúde do bairro”, informou o prefeito.

Maguito anunciou ainda o projeto de um eixo e a construção de uma praça, cuja ordem de serviço já foi assinada. “Na área de infraestrutura, já fizemos uma grande ponte que liga o setor à outros bairros e está em andamento o projeto de um eixo estruturante que sairá daqui do Madre Germana e atravessará aproximadamente dez setores indo de encontro com a Avenida Rio Verde, na Vila Brasília, automaticamente com Goiânia. O projeto será financiado pelo Banco Andino e está nos últimos preparativos para liberação dos recursos”, explicou.

Grande parte da comunidade compareceu à solenidade para agradecer as obras, em especial a da escola. “Essa escola foi a melhor coisa que aconteceu, porque tem estrutura suficiente, é grande. O colégio de antes era pequeno, quente. Aqui é bom, meus filhos gostaram muito e eu também”, comemorou a dona-de-casa Fabíola Barbosa Brilhante, mãe de cinco filhos, três deles matriculados na Escola Municipal Francisco de Assis. Ela contou que já no primeiro dia de matrículas, inscreveu os filhos. “Fui na (sic) lan house e consegui bem rápido, no primeiro dia. Graças à Deus”, recorda.

A unidade inaugurada hoje atende a população do setor Madre Germana I e região, recebendo crianças do 1º ao 5º ano, nos períodos matutino e vespertino. A obra, orçada em R$ 4 milhões, foi totalmente custeada com recursos do Tesouro Municipal, por meio do Fundeb, e substitui a unidade que funcionava em um prédio locado na região. “Funcionamos mais de três anos um espaço adaptado para atender as nossas crianças. Hoje é com muita satisfação que fazemos a entrega desse prédio, que tem todas as condições para oferecer um ensino de qualidade e não deixa nada a desejar comparado à unidades privadas”, destacou o secretário de Educação, Domingos Pereira.

A escola será dirigida pela professora Sirlene Rosenda de Jesus Andrade. O espaço conta com 12 salas de aula, laboratórios de Informática e Ciências, refeitório, biblioteca, área administrativa, além de um ginásio de esportes coberto. Quarenta e seis servidores, entre auxiliares administrativos, auxiliares gerais e professores, garantirão o atendimento aos alunos na nova unidade. “A escola foi muito esperada e conta com um corpo de profissionais qualificados. Agora cabe à toda a comunidade escolar e população zelar para que esteja sempre preservada”, pediu a gestora.

Além da estrutura padrão, estabelecida em todas as escolas e Cmeis de Aparecida, todos os 740 alunos receberão kits escolares contendo uniformes, cadernos, lápis, borracha e canetas. A entrega simbólica foi realizada com a participação dos secretários da administração municipal; líderes comunitários; e vereadores, entre eles Francisco Gaguinho (PSC), representante da região que auxiliou o Poder Executivo em todo o processo de implantação da escola. Participaram também a vereadora de Goiânia, Tatiana Lemos (PCdoB); a deputada estadual, também pelo PCdoB, Isaura Lemos; a primeira-dama de Aparecida, Flávia Teles; e Eunice Santana da Silva, viúva de Francisco de Assis, morador pioneiro do bairro que dá nome à escola municipal.

MATRÍCULAS – Para as famílias que não conseguiram realizar a matrícula dos filhos dentro do período de 5 a 15 de janeiro, um novo prazo para solicitação de vaga foi iniciado na última quarta-feira, 03, pela SME. “O serviço de telematrícula já foi encerrado, mas o site, www.aparecida.go.gov.br, foi ativado novamente”, explicou o secretário Domingos Pereira. Cerca de 2,5 mil vagas para o Ensino Fundamental ainda estão disponíveis. Já para a Educação Infantil, está sendo formado um cadastro de reservas que será atendido até o final do ano, com a entrega de mais 31 Cmeis, totalizando 5 mil novas vagas em Aparecida.