Maguito e diretores da FNP se reúnem com ministro da Saúde para mobilizar mais recursos

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Ascom FNP

Aparecida de Goiânia, 1º de setembro de 2015 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), que também á 2º vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se juntou aos demais diretores da entidade na busca por alternativas para o financiamento da Saúde durante uma audiência na manhã desta terça-feira (1º) em Brasília com o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Estiveram presentes no encontro o prefeito de Belo Horizonte (MG) e presidente da FNP, Marcio Lacerda (PSB), e o prefeito de Manaus e secretário geral da entidade, Arthur Virgílio (PSDB).
 
“Defendemos a proposta de criação de uma mesa permanente de negociação que contenha todos os entes da federação, levando em consideração principalmente a importância das entidades municipalistas. Esta é a única forma de encontrarmos alternativas sensatas e racionais para o problema com a agilidade e urgência necessárias. É nos municípios que se vive na pele os principais problemas da Saúde. O ministro Arthur Chioro se colocou em plena disposição para articular junto ao Governo Federal a criação da Mesa” – conta Maguito Vilela.
 
Os diretores da FNP argumentaram a necessidade de encontrar uma saída para que o financiamento da Saúde disponha de mais recursos e para que, após a criação da mesa permanente, o tema Saúde seja pauta da primeira reunião. “Não iremos discutir CPMF, mas soluções plausíveis que atendam tanto aos governos municipais e estaduais quanto ao governo federal” – pontua o secretário municipal de Governo e Integração Institucional de Aparecida, Euler Morais, que também participou da reunião. Após a audiência com o ministro da Saúde, a diretoria da entidade participará às 18h30 de reunião no Gabinete Civil onde também estará presente o goiano Olavo Noleto, subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República.
 
Marcio Lacerda lembrou que a criação de uma mesa federativa plena já foi pleiteada pela FNP em diversas ocasiões e é uma das 19 demandas municipalistas exposta em carta que foi entregue ao vice-presidente Michel Temer, no dia 17 de junho, e aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, em reunião sobre o Pacto Federativo realizada no Congresso Nacional. De acordo com dados do anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, Ano 10 – publicação da FNP, entre 2002 e 2013 as despesas municipais com saúde aumentaram 138% em termos reais. Esta disparidade na elevação dos gastos fez com que, entre 2012 e 2013, os municípios aumentassem a sua participação no total do gasto público com saúde de 21,2% para 28,9%. No mesmo período, os Estados passaram de 20,2% para 25,3% e a União retraiu sua participação de 58,6% para 45,8%.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)