Maguito e Euler participam de reunião da FNP e visitam usina de resíduos sólidos no Rio Grande do Su

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 26 de janeiro de 2015 – Com o objetivo de buscar novas soluções para os resíduos sólidos do município, o prefeito Maguito Vilela; o secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida, Euler Morais; e a diretora de Resíduos Sólidos do município, Márcia Nayane; estarão em Novo Hamburgo (RS) na próxima quarta-feira, 28, para visita técnica a uma usina de transformação de lixo em energia e outros subprodutos.

“A ideia é ver se esse modelo se aplica ao Aterro Sanitário de Aparecida e eliminar esse passivo ambiental, que é um problema para os municípios, não só o nosso. Essa tecnologia já está sendo adotada pelo Brasil e a experiência piloto foi em Novo Hamburgo, daí o motivo da nossa visita”, esclareceu o secretário Euler Morais.

No dia seguinte, a diretora de Resíduos Sólidos do município, Márcia Nayane, dará continuidade ao tema em São Paulo (SP), onde participa de uma reunião com a CPD – Companhia Paulista de Desenvolvimento – “entidade que está elaborando o estudo da PPP de Resíduos Sólidos para Aparecida”, esclareceu ela. Lá, serão discutidos a metodologia, os termos de referência, as fases de apresentação dos resultados do estudo e de desdobramento que culminarão na licitação da PPP.

FNP promove encontro sobre desenvolvimento sustentável

No dia seguinte, 29 de janeiro, o prefeito e o secretário Euler de Morais cumprem agenda da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Gramado (RS). Lá, os gestores participam do Encontro do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico da Região Sul, que é preparatório para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O encontro será realizado no Hotel Gramado Master.

“Essas reuniões preparatórias estão sendo realizadas em todo o país, por estados ou regiões. Mas essa é especial porque é a última da Comissão de Coordenação Política da FNP antes do encontro, comissão da qual o prefeito Maguito Vilela também faz parte”, frisou Euler de Morais.

Euler explicou que o encontro de 29 de janeiro envolve os estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No dia 6 de fevereiro, a mesma mobilização ocorre entre os municípios de Goiás e Tocantins. “A reunião entre municípios de Goiás e Tocantins será realiada aqui em Aparecida, no auditório da UEG, a partir das 14 horas. Além dos prefeitos, convidamos lideranças empresariais que tem mais afinidade com assuntos do Desenvolvimento Sustentável e membros da comunidade acadêmica”, informou.

De acordo com Euler, há um interesse da FNP em convergir o conhecimento das universidades com a solução dos problemas dos municípios e das próprias empresas que atuam nesses mesmos municípios. “Fazer uma aproximação da realidade dos municípios e das empresas com o conhecimento acadêmico para uma aplicação prática mais eficaz do conhecimento é uma iniciativa que a FNP tem buscado”, descreveu ele.

As reuniões regionais preparatórias tem exatamento a função de mobilizar esses três segmentos para que participem do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que será realizado de 7 a 9 de abril deste ano. Em Aparecida, a reunião regional envolvendo municípios de Goiás e Tocantins será promovida pela FNP, em parceria com o Sebrae-GO e com a prefeitura municipal.