Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2015 – O prefeito Maguito Vilela, o Secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida, Euler Morais e a diretoria de Resíduos Sólidos, Márcia Nayane visitaram na tarde desta quarta-feira, 28, duas empresas que trabalham com o reaproveitamento do lixo. A visita foi na cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul e teve como objetivo conhecer a experiência piloto das empresas no reaproveitamento do lixo, transformando-os em energia e outros subprodutos que podem ser utilizados em diversas áreas, como por exemplo, a construção civil.
“Essa é uma tecnologia inovadora e importante para amenizar o impacto dos resíduos solídos domésticos em Aparecida de Goiânia e assim não precisar criar mais um Aterro Sanitário no município”, afirmou o prefeito Maguito Vilela após conhecer o processo de transformação do lixo doméstico em uma massa e depois em madeira sintética que pode ser utilizada em diversas construções.
Depois da visita, a empresa de tratamento de Resíduos Sólidos Reusi ficou de encaminhar a proposta detalhada para implantar o processo de tratamento e reutilização do lixo das ruas no município. Segundo o secretário de Governo, eles encaminharão a proposta utilizando a planta do Aterro Sanitário Municipal, valor do investimento e as condicionantes para o funcionamento, como autorização da Secretaria de Meio Ambiente.
“A prefeitura também irá pedir para que diversos órgãos reguladores façam parte do processo de implantação do tratamento do lixo pela empresa, por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta. Isso se deve ao fato de que não haverá licitação, visto que quem arcará com todos os custos é a empresa e não a prefeitura”, sublinha Euler Morais.
Segundo o secretário de Governo, o modelo irá eliminar o passivo ambiental formado pelos resíduos sólidos, que é um problema para os municípios. “Essa tecnologia já está sendo adotada em outros países. E se tudo correr dentro da normalidade, daqui a no máximo 8 meses o método já estará em operação em Aparecida”, esclareceu Euler Morais.
Amanhã, sexta-feira (29), a diretora de Resíduos Sólidos do município, Márcia Nayane, dará continuidade ao tema em São Paulo (SP), onde participa de uma reunião com a CPD – Companhia Paulista de Desenvolvimento – “entidade que está elaborando o estudo da PPP de Resíduos Sólidos para Aparecida”, esclareceu ela. Lá, serão discutidos a metodologia, os termos de referência, as fases de apresentação dos resultados do estudo e de desdobramento que culminarão na licitação da PPP.
FNP promove encontro sobre desenvolvimento sustentável
O prefeito e o secretário Euler de Morais ainda cumprem agenda da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Gramado (RS) nesta quinta-feira, 29. Os gestores irão participar do Encontro do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico da Região Sul, realizado no Hotel Gramado Master, que é preparatório para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
“Essas reuniões preparatórias estão sendo realizadas em todo o país, por estados ou regiões. Mas essa é especial porque é a última da Comissão de Coordenação Política da FNP antes do encontro, comissão da qual o prefeito Maguito Vilela também faz parte”, frisou Euler de Morais.
Euler explicou que o encontro de 29 de janeiro envolve os estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No dia 6 de fevereiro, a mesma mobilização ocorre entre os municípios de Goiás e Tocantins. “A reunião entre municípios de Goiás e Tocantins será realiada aqui em Aparecida, no auditório da UEG, a partir das 14 horas. Além dos prefeitos, convidamos lideranças empresariais que têm mais afinidade com assuntos do Desenvolvimento Sustentável e membros da comunidade acadêmica”, informou.
De acordo com Euler, há um interesse da FNP em convergir o conhecimento das universidades com a solução dos problemas dos municípios e das próprias empresas que atuam nesses mesmos municípios. “Fazer uma aproximação da realidade dos municípios e das empresas com o conhecimento acadêmico para uma aplicação prática mais eficaz do conhecimento é uma iniciativa que a FNP tem buscado”, descreveu ele.
As reuniões regionais preparatórias tem exatamente a função de mobilizar esses três segmentos para que participem do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que será realizado de 7 a 9 de abril deste ano. Em Aparecida, a reunião regional envolvendo municípios de Goiás e Tocantins será promovida pela FNP, em parceria com o Sebrae-GO e com a prefeitura municipal.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)