Unidade garantirá mais dignidade aos idosos do município, ampliando atendimentos já realizados pela Secretaria de Assistência Social. Aparecida de Goiânia,…
Unidade garantirá mais dignidade aos idosos do município, ampliando atendimentos já realizados pela Secretaria de Assistência Social.
Aparecida de Goiânia, 29 de março de 2016 – Os idosos de Aparecida de Goiânia estão em festa. Foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 29, a sede própria do Centro de Referência da Terceira Idade de Aparecida, no setor Village Garavelo. Antes a unidade funcionava em uma sala no Centro de Cultura José Barroso. A mudança foi necessária para melhor atender os mais de 2,5 mil idosos cadastrados na Secretaria de Assistência Social e também as centenas de idosos que participam das atividades do Centro.
De acordo com o prefeito Maguito Vilela é de fundamental importância ter um espaço para que as pessoas da terceira idade possam se movimentar, fazer novas amizades e sair da ociosidade que os anos avançados causam. “Todos os idosos já colaboraram com seu trabalho para o desenvolvimento da cidade e do país, agora precisam de ter espaços e políticas públicas para que possam desenvolver atividades, dançar, mexer o corpo e sair da ociosidade que a idade provoca”, pontuou Maguito.
Hoje Aparecida conta com quatro espaços que atende os idosos aparecidenses oferecendo diversos serviços e atividades. Os espaços estão distribuídos entre os setores Jardim Tiradentes, Vila Brasília e Nova Cidade. “Agora esse espaço é nosso e poderemos aumentar ainda mais os serviços oferecidos pela Rede Municipal de Defesa e Proteção do Idoso”, destacou a coordenadora do Centro de Referência do Idoso, Ângela Rita Diniz Ramos Silva, acompanhada da primeira dama de Aparecida, Flávia Teles.
O secretário de Assistência Social, José Ribamar, sublinhou ainda que o objetivo dos grupos da terceira idade é promover sempre o lazer. “Nossa missão é cuidar da população em vulnerabilidade social e também de promover o lazer e o social de todos, por isso nossas atividades estão sempre voltadas para melhor atender o cidadão aparecidense e os idosos, que formam um grande número em Aparecida, não poderiam ficar de fora. E aqui no novo Centro terão mais espaço para se divertirem e se movimentarem”.
A aposentada Bela Nilza de 62 anos mora no Jardim Riviera e participa todos os dias das atividades do Centro de Referência. “Minha vida mudou totalmente depois que passei a frequentar e participar das atividades do Centro de Referência, pois fiquei muito perdida depois que fiquei viúva. E as atividades me tiraram da solidão e da depressão. Aqui eu faço artesanato, danço bastante e me divirto muito. Sou feliz com minhas novas amizades e minha nova vida”, relata a aposentada depois de arrastar os pés pela pista de dança com seu parceiro.
REMUDEPI – A Rede Municipal de Defesa e Proteção do Idoso envolve também o Ministério Público e dez secretarias municipais com objetivo é oferecer condições mínimas de qualidade de vida aos idosos da cidade, facilitando serviços e atendimento em saúde e inclusão social. “A partir da rede, nossos idosos não precisam, por exemplo, buscar o 0800 da Saúde. Mantemos um canal direto com a SMS para encaminhar essas pessoas sempre que necessário e a partir do acompanhamento dos nossos assistentes”, explicou Ângela.
No espaço, os idosos recebem assistência jurídica; atendimento psicossocial; confecção do cartão de estacionamento pela SMTA; cadastramento no Bolsa Família; carteirinha do idoso; cadastramento para IPTU gratuito (Fazenda Municipal); alfabetização; atividades de esporte, lazer e terapia ocupacional; oficinas de bodado, tear e pintura;recebimento e apuração de denúncias de crimes contra idosos, entre outros atendimentos.
“A sede própria nos permitirá ampliar também os atendimentos oferecidos. A confecção do passaporte do idoso, por exemplo, que antes era feito apenas no Vapt Vupt, agora será feito pelo centro, com o preenchimento dos formulários, e concluídos nas unidades do Estado, pelos nossos servidores. Isso facilita a vida do idoso, evita que tenha que se deslocar”, completou a coordenadora.
EXPEDIENTE – Os atendimentos no Centro de Referência em Assistência da Pessoa Idosa serão realizados diariamente por seis funcionários da Secretaria de Assistência Social. Os serviços prestados pelas outras secretarias e pelo Ministério Público ocorrerão uma vez por semana, ou conforme a demanda, com aviso prévio aos idosos assistidos.